A atualidade do pensamento de Florestan Fernandes como referência teórica e política para a formação de educadores e educadoras

Palavras-chave: Florestan Fernandes; formação de educadores/as; autoemancipação.

Resumo

No pensamento de Florestan Fernandes, encontra­mos uma importante referência para refletirmos sobre a natureza do conhecimento e da formação escolar que condiz com a autoemancipação coletiva do povo oprimido e com a conquista do poder pelos trabalhadores. Nessa perspectiva, há um aspecto central relacionado à forma­ção docente e à sua postura no processo de ensino. No estudo que segue, buscaremos refletir sobre a atualidade do pensamento de Fernandes como referência teórica e política para a formação de educadores/as. Adotaremos como guia metodológico a revisão bibliográfica funda­mentada nas obras do autor, que discutem a educação emancipatória a partir das tarefas relacionadas ao salto qualitativo revolucionário que precisam ser assumidas por professores/as que se colocam em uma posição crítica e independente, a fim de acompanhar o processo histórico que caberá à classe proletária desencadear. A relevância das reflexões de Florestan Fernandes está em destacar a dimensão política da formação docente como um dos as­pectos determinantes na disputa entre ordens societárias. A construção de alternativas contra-hegemônicas perpas­sa pelo compromisso dos/as educadores/as do povo com as formas de libertação dos marginalizados que precisam ser construídas e utilizadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marizete Andrade, Universidade Federal de Viçosa, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade de Minas Gerais. Professora Assistente na Universidade Federal de Viçosa.

Adelar João Pizetta, Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2014). Professor Adjunto na Universidade Federal do Espírito Santo – UFES/CEUNES.

Referências

Fernandes, F. (1966). Educação e sociedade no Brasil. Dominus.

Fernandes, F. (1980). A sociologia no Brasil: Contribuição para o estudo de sua formação e desenvolvimento (2ª ed.). Vozes.

Fernandes, F. (1989a). O desafio educacional. Cortez e Autores Associados.

Fernandes, F. (1989b). Significado do protesto negro. Cortez e Autores Associados.

Fernandes, F (1991). O PT em movimento: contribuição ao I Congresso do Partido dos Trabalhadores. Cortez.

Fernandes, F. (1995a). Em busca do socialismo: últimos escritos e outros textos. Xamã.

Fernandes, F. (1995b). A contestação necessária. Ática.

Fernandes, F. (2020). O desafio educacional (1ª ed.). Expressão Popular.

Gramsci, A. (1987). Ordine Nuovo. Einaudi.

Marx, K. (2007). Teses sobre Feuerbach. In K. Marx & F. Engels, A ideologia alemã. Boitempo.

Ragazzini, D. (2002). Leonardo nella società di massa: Teoria della personalità in Gramsci. Moretti & Vitali.

Soares, E. V. (2009). Educação e democracia na trajetória de Florestan Fernandes. In ENFF, O legado de Florestan Fernandes (Cadernos de estudos n. 4). ENFF.

Publicado
2025-10-13
Como Citar
Andrade, M., & João Pizetta, A. (2025). A atualidade do pensamento de Florestan Fernandes como referência teórica e política para a formação de educadores e educadoras. Especiaria: Cadernos De Ciências Humanas, 22. https://doi.org/10.36113/especiaria.v22i0.4705
Seção
Dossiê: O Pensamento de Florestan Fernandes Permanece Vivo!