A atualidade do pensamento de Florestan Fernandes como referência teórica e política para a formação de educadores e educadoras
Resumo
No pensamento de Florestan Fernandes, encontramos uma importante referência para refletirmos sobre a natureza do conhecimento e da formação escolar que condiz com a autoemancipação coletiva do povo oprimido e com a conquista do poder pelos trabalhadores. Nessa perspectiva, há um aspecto central relacionado à formação docente e à sua postura no processo de ensino. No estudo que segue, buscaremos refletir sobre a atualidade do pensamento de Fernandes como referência teórica e política para a formação de educadores/as. Adotaremos como guia metodológico a revisão bibliográfica fundamentada nas obras do autor, que discutem a educação emancipatória a partir das tarefas relacionadas ao salto qualitativo revolucionário que precisam ser assumidas por professores/as que se colocam em uma posição crítica e independente, a fim de acompanhar o processo histórico que caberá à classe proletária desencadear. A relevância das reflexões de Florestan Fernandes está em destacar a dimensão política da formação docente como um dos aspectos determinantes na disputa entre ordens societárias. A construção de alternativas contra-hegemônicas perpassa pelo compromisso dos/as educadores/as do povo com as formas de libertação dos marginalizados que precisam ser construídas e utilizadas.
Downloads
Referências
Fernandes, F. (1966). Educação e sociedade no Brasil. Dominus.
Fernandes, F. (1980). A sociologia no Brasil: Contribuição para o estudo de sua formação e desenvolvimento (2ª ed.). Vozes.
Fernandes, F. (1989a). O desafio educacional. Cortez e Autores Associados.
Fernandes, F. (1989b). Significado do protesto negro. Cortez e Autores Associados.
Fernandes, F (1991). O PT em movimento: contribuição ao I Congresso do Partido dos Trabalhadores. Cortez.
Fernandes, F. (1995a). Em busca do socialismo: últimos escritos e outros textos. Xamã.
Fernandes, F. (1995b). A contestação necessária. Ática.
Fernandes, F. (2020). O desafio educacional (1ª ed.). Expressão Popular.
Gramsci, A. (1987). Ordine Nuovo. Einaudi.
Marx, K. (2007). Teses sobre Feuerbach. In K. Marx & F. Engels, A ideologia alemã. Boitempo.
Ragazzini, D. (2002). Leonardo nella società di massa: Teoria della personalità in Gramsci. Moretti & Vitali.
Soares, E. V. (2009). Educação e democracia na trajetória de Florestan Fernandes. In ENFF, O legado de Florestan Fernandes (Cadernos de estudos n. 4). ENFF.
Copyright (c) 2025 Marizete Andrade, Adelar João Pizetta

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este artigo está licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). Os autores retêm os direitos autorais e concedem à revista o direito exclusivo de primeira publicação. Esta licença permite o uso, compartilhamento, adaptação e reprodução do conteúdo, desde que seja atribuída a autoria original e a fonte.