Categorizações temporais e sentido: modos de descrever “o” tempo em estudos linguísticos

Palavras-chave: Tempo, Categorias, Sentido, Texto, Abordagem discursivo-enunciativa

Resumo

Este artigo objetiva apresentar distintas concepções de ‘tempo’ no âmbito dos estudos linguísticos; sistematizar categorias a partir dessas concepções, tendo por critério os sentidos do e no texto; e, assim, desenvolver uma abordagem textual da temporalidade. Tem por tese central que, subjacente à terminologia ‘tempo’, encontram-se quatro categorias de diferentes naturezas e funções e que, por receberem o mesmo nome, são homônimas, sendo elas: tempo verbal morfológico, tempo aspectual, tempo da enunciação e tempo semântico-discursivo. A defesa que se faz é que o tempo seja pensado textualmente como mecanismo de sentido, visando à construção de uma abordagem discursivo-enunciativa da temporalidade. Para tal, em um estudo descritivo de natureza teórico-prática, recorre-se a autores como Benveniste (1989; 1995), Travaglia (1991), Guimarães (2005), Coan et al. (2006), Autor (2007), dentre outros.

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Biografia do Autor

Eliuse Silva, Universidade Estadual de Santa Cruz, Brasil

Professora da Universidade Estadual de Santa Cruz, área de Linguística, com ênfase em semântica. Realiza pesquisas em: análise interpretativa, aspectos de textualidade, argumentatividade e mecanismos de sentido.

Possui graduação em Letras, mestrado em Linguística e doutorado em Letras: Linguagens e Representações (em curso)

 

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Publicado
2024-10-17
Como Citar
Silva, E. (2024). Categorizações temporais e sentido: modos de descrever “o” tempo em estudos linguísticos. Especiaria: Cadernos De Ciências Humanas, 21. https://doi.org/10.36113/especiaria.v21i0.4366
Seção
Artigos de Fluxo Contínuo