O mundo rural e a prática educativa: para continuar a refletir uma educação emancipadora

Palavras-chave: Educação do campo, Política pública, Emancipação, Democracia

Resumo

O presente artigo expõe o debate sobre a educação do campo e seu papel emancipatório. Esse é o ponto de partida para o alcance das múltiplas dimensões e problematização da realidade no campo, modos de vida e contextos em que os sujeitos sociais estão imersos. A perspectiva da educação do campo exige portanto a análise do ambiente escolar, o educador e educadora, mas também metodologias que possibilitem a escuta democrática, a formação de educandos para a libertação e instigue a comunidade escolar e comunidade ampliada à promover e provocar políticas públicas tentas a superação das desigualdades persistentes no campo. Esse horizonte que propomos enxerga como ponto de partida a educação contextualizada e que educandos são convidados a estabelecer sua própria leitura e crítica.

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Biografia do Autor

Danilo Uzêda da Cruz, Universidade Estadual de Feira de Santana, Brasil
Pós-Doutor em Desigualdades Globais e Justiça Social, pela FLACSO/UNB. Doutor em Ciências Sociais - Universidade Federal da Bahia - UFBA; Mestre em Desenvolvimento Regional e Urbano - Universidade Salvador - UNIFACS; Especialista em Docência do Ensino Superior, Faculdade de Ciências e Tecnologia - FTC; Licenciado em Ciências Sociais e Bacharel em Ciência Política, Universidade Federal da Bahia - UFBA; e, Graduado em História, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS. Tem experiência na área de História com ênfase em História Contemporânea, e Ciência Política com pesquisas em Políticas Públicas, Desenvolvimento Territorial e Planejamento de Políticas Públicas. Lecionou como professor substituto no Departamento de Ciência Política da Universidade Federal da Bahia. Atuou como técnico em desenvolvimento rural no Movimento de Organização Comunitária - MOC e em projetos de formação de trabalhadores como o INTEGRAR/CNM e SESI. É pesquisador nos Grupos de Pesquisa DEPARE e Periféricos ambos vinculados à UFBA. Desenvolve pesquisa sobre Políticas Públicas, Planejamento Territorial, Pobreza e Participação Política. É professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial da Universidade Estadual de Feira de Santana. Coordenação do Observatório Internacional de Estudos em Democracia, Desigualdades e Ruralidades do Sul Global - OIDDER, vinculado à FLACSO/Colégio Latino-americano de Estudos Mundiais.          

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Publicado
2024-07-05
Como Citar
Uzêda da Cruz, D. (2024). O mundo rural e a prática educativa: para continuar a refletir uma educação emancipadora. Especiaria: Cadernos De Ciências Humanas, 21. https://doi.org/10.36113/especiaria.v21i0.4234
Seção
Dossiê: Desafios e Perspectivas da Educação do Campo, Quilombola e Indígena