O mundo rural e a prática educativa: para continuar a refletir uma educação emancipadora

Palavras-chave: Educação do campo, Política pública, Emancipação, Democracia

Resumo

O presente artigo expõe o debate sobre a educação do campo e seu papel emancipatório. Esse é o ponto de partida para o alcance das múltiplas dimensões e problematização da realidade no campo, modos de vida e contextos em que os sujeitos sociais estão imersos. A perspectiva da educação do campo exige portanto a análise do ambiente escolar, o educador e educadora, mas também metodologias que possibilitem a escuta democrática, a formação de educandos para a libertação e instigue a comunidade escolar e comunidade ampliada à promover e provocar políticas públicas tentas a superação das desigualdades persistentes no campo. Esse horizonte que propomos enxerga como ponto de partida a educação contextualizada e que educandos são convidados a estabelecer sua própria leitura e crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danilo Uzêda da Cruz, Universidade Estadual de Feira de Santana, Brasil
Pós-Doutor em Desigualdades Globais e Justiça Social, pela FLACSO/UNB. Doutor em Ciências Sociais - Universidade Federal da Bahia - UFBA; Mestre em Desenvolvimento Regional e Urbano - Universidade Salvador - UNIFACS; Especialista em Docência do Ensino Superior, Faculdade de Ciências e Tecnologia - FTC; Licenciado em Ciências Sociais e Bacharel em Ciência Política, Universidade Federal da Bahia - UFBA; e, Graduado em História, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS. Tem experiência na área de História com ênfase em História Contemporânea, e Ciência Política com pesquisas em Políticas Públicas, Desenvolvimento Territorial e Planejamento de Políticas Públicas. Lecionou como professor substituto no Departamento de Ciência Política da Universidade Federal da Bahia. Atuou como técnico em desenvolvimento rural no Movimento de Organização Comunitária - MOC e em projetos de formação de trabalhadores como o INTEGRAR/CNM e SESI. É pesquisador nos Grupos de Pesquisa DEPARE e Periféricos ambos vinculados à UFBA. Desenvolve pesquisa sobre Políticas Públicas, Planejamento Territorial, Pobreza e Participação Política. É professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial da Universidade Estadual de Feira de Santana. Coordenação do Observatório Internacional de Estudos em Democracia, Desigualdades e Ruralidades do Sul Global - OIDDER, vinculado à FLACSO/Colégio Latino-americano de Estudos Mundiais.          

Referências

ARROYO, Miguel Gonzáles. Os desafios da construção de políticas públicas para a educação do campo. IN: Paraná. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Educação do Campo. Curitiba: SEED-PR, 2005. p. 47-58.

BRASIL. Constituição 1988. Constituição da República Federativa do Brasil. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, Df, Seção 1, p. 1, de 5 de outubro de 1988.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, Df, Seção 1, p. 27833, de 23 de dezembro de 1996.

CALDART, Roseli Salete. Educação do campo: notas para uma análise de percurso. Trabalho, Educação e Saúde. Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 35-64, mar./jun.2009.147.

CALDART, Roseli Salete. Elementos para construção do projeto político e pedagógico da Educação do Campo. In: Paraná. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Educação do Campo. Curitiba: SEED-PR, 2005. p. 23-34.

CAPORAL, Francisco Roberto. A Extensão Rural e os limites à prática dos extensionistas do serviço público. Dissertação.(Mestre em Extensão Rural) - Curso de Pós-Graduação em Extensão Rural, UFSM. Santa Maria, Rio Grande do Sul, 1991.

CRUZ, Danilo Uzêda da; ANDRADE, Gilmar dos Santos; COSTA, Tiago Pereira da; SANTANA, Jorge Luiz Nery de. (org.). Convivência com o semiárido: experiências, vivências e transformações. Salvador: Pinaúna editora, 2022. (Coleção Mundo Rural Contemporâneo na Bahia - v.3).

CRUZ, Danilo Uzêda da; SANTOS, Andreia Andrade dos; COSTA, Egla Reis Passos; FONTES, Ivan Leite (org.). Desigualdades e Desenvolvimento Rural. Salvador: Pinaúna editora, 2023. (Coleção Mundo Rural Contemporâneo na Bahia - v.6).

FREIRE, Paulo Extensão ou comunicação? Tradução Rosisca Darcy de Oliveira. São Paulo: Paz e Terra, 2006.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 30. ed. Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra, 2007.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

FREIRE, Paulo. Política e educação. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

FRIGOTTO, Gaudêncio. (org.). Neoliberalismo, qualidade total e educação. 11. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2002.

MARX, Karl; ENGELS, Friederich. [1845] A Ideologia Alemã. Boitempo Editorial: São Paulo, 2002.

KOLLING, Edgar Jorge; CERIOLI, Paulo Ricardo; CALDART, Roseli Salete (org.). Educação do Campo: identidade e Políticas Públicas. Brasília: articulação Nacional por uma Educação do Campo, 2002. (Coleção Por uma Educação do Campo, n.º 4).

SAVANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 10. ed. Revisada. Campinas: autores associados, 2008.

SCHEFLER, Maria de Lourdes Novaes; CARDEL, Lídia Maria Pires Soares; BARBOSA, Ubiraneila Capinan; CRUZ, Danilo Uzêda da. (org.). Gênero, geração e comunidades tradicionais. Salvador: Pinaúna editora, 2023. (Coleção Mundo Rural Contemporâneo na Bahia - v.5).

SILVA, Carla Craice da; ROSSI, Renata Alvarez; CRUZ, Danilo Uzêda da; BUTI, Rafael Palermo (org.). Terra, territórios e territorialidades. Salvador: Pinaúna editora, 2023. (Coleção Mundo Rural Contemporâneo na Bahia - v.4).

UZÊDA, Lilian Freitas Fernandes; CRUZ, Danilo Uzêda da Cruz. Extensão rural no Brasil: percursos, metodologias e desafios. Salvador: PINAÚNA, 2020.

VELLOSO, Tatiana Ribeiro; RIBEIRO, Lúcia Marisy Souza; UZÊDA, Lilian Freitas Fernandes; LOPES, Márcio Caetano de Azevedo; CRUZ, Danilo Uzêda da. (org.). Educação, ATER e Cooperativismos: processos, contextos sociais e aprendizagem. Salvador: Pinaúna Editora, 2022. (Coleção Mundo Rural Contemporâneo na Bahia - v.2).

WANDERLEY, Maria de Nazareth Baudel. A ruralidade no Brasil moderno. Por um pacto social pelo desenvolvimento rural. IN: Una nueva ruralidad en América Latina? Norma Giarracca. CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales: Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina, 2001.

ZIMMERMANN, Clovis Roberto; MENEZES, Diego Matheus Oliveira de; CRUZ, Danilo Uzêda da; WEISHEIMER, Nilson. (org.). Democracia, Participação e Políticas Públicas para o Campo. Salvador: Pinaúna Editora, 2022. (Coleção Mundo Rural Contemporâneo na Bahia - v.1).

Publicado
2024-07-05
Como Citar
Uzêda da Cruz, D. (2024). O mundo rural e a prática educativa: para continuar a refletir uma educação emancipadora. Especiaria: Cadernos De Ciências Humanas, 21. Recuperado de https://periodicos.uesc.br/index.php/especiaria/article/view/4234
Seção
Dossiê: Desafios e Perspectivas da Educação do Campo, Quilombola e Indígena