Possibilidades para articulação entre o cotidiano dos discentes, a pedagogia da alternância e o ensino de matemática na EFA Jacyra de Paula Miniguite
Resumo
O presente texto é um recorte de uma pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Educação do Campo, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, que teve como objeto de estudo o Ensino de Matemática na Escola Família Agrícola (EFA) Jacyra de Paula Miniguite, situada no município de Barra de São Francisco, estado do Espírito Santo. Objetivou compreender e analisar como acontece a articulação entre o ensino de Matemática e o cotidiano dos discentes na referida escola. A proposta de ensino da Matemática na EFA vincula-se com princípios da Pedagogia da Alternância (PA), com o objetivo de contribuir para uma formação crítica e integral dos estudantes, fundamentada nos contextos em que está inserida. Como abordagem metodológica, recorremos à abordagem qualitativa. Para o levantamento de dados foi utilizada a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e as seguintes técnicas de pesquisa: entrevistas semiestruturadas, com o monitor/professor de matemática e a coordenadora da EFA; análise documental; e realização de um Grupo Focal, com os alunos do 3º ano do Ensino Médio. A pesquisa revelou que a EFA associa a teoria com a prática, quando reflete sobre a importância da alternância. Esse processo evidencia como este movimento de ir e vir proporciona uma maior interação entre teoria e prática, sendo a família, a comunidade e a escola parceiras nessa formação. Também apontou que a utilização dos instrumentos pedagógicos específicos da PA e a organização do trabalho pedagógico em forma de alternância têm contribuído para uma relação entre o Ensino de Matemática e o cotidiano dos estudantes.
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