Possibilidades para articulação entre o cotidiano dos discentes, a pedagogia da alternância e o ensino de matemática na EFA Jacyra de Paula Miniguite

Palavras-chave: Educação Matemática; Educação do Campo; Escola Família Agrícola; Pedagogia da Alternância.

Resumo

O presente texto é um recorte de uma pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Educação do Campo, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, que teve como objeto de estudo o Ensino de Matemática na Escola Família Agrícola (EFA) Jacyra de Paula Mini­guite, situada no município de Barra de São Francisco, estado do Espírito Santo. Objetivou compreender e ana­lisar como acontece a articulação entre o ensino de Ma­temática e o cotidiano dos discentes na referida escola. A proposta de ensino da Matemática na EFA vincula-se com princípios da Pedagogia da Alternância (PA), com o objetivo de contribuir para uma formação crítica e in­tegral dos estudantes, fundamentada nos contextos em que está inserida. Como abordagem metodológica, re­corremos à abordagem qualitativa. Para o levantamento de dados foi utilizada a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e as seguintes técnicas de pesquisa: entre­vistas semiestruturadas, com o monitor/professor de ma­temática e a coordenadora da EFA; análise documental; e realização de um Grupo Focal, com os alunos do 3º ano do Ensino Médio. A pesquisa revelou que a EFA associa a teoria com a prática, quando reflete sobre a importância da alternância. Esse processo evidencia como este movi­mento de ir e vir proporciona uma maior interação entre teoria e prática, sendo a família, a comunidade e a escola parceiras nessa formação. Também apontou que a utiliza­ção dos instrumentos pedagógicos específicos da PA e a organização do trabalho pedagógico em forma de alter­nância têm contribuído para uma relação entre o Ensino de Matemática e o cotidiano dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wéster Francisco de Almeida, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Brasil
Wéster Francisco de Almeida é Professor de Matemática da Educação Básica da Rede Estadual do Espírito Santo.
Terciana Vidal Moura, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Brasil
Terciana Vidal Moura é Doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Minho, Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB, Especialista em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação pela UNEB, Mestre em Educação e Contemporaneidade pela UNEB. Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia-UFRB.
Leandro do Nascimento Diniz, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Brasil
  Leandro do Nascimento Diniz é Professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).        

Referências

ANDRADE, Gilmar dos Santos; ANDRADE, Edjane de Souza. Historiando a Pedagogia da Alternância e a Escola Família Agrícola do Sertão da Bahia. 2012.

ANTUNES, Letícia Cristina; MASSUCATTO, Nayara; BERNARTT, Maria de Lourdes. A pedagogia da alternância no contexto mundial: educação do campo para a formação do jovem rural. Anais da X ANPED SUL, Florianópolis, outubro de 2014. Disponível em: http://xanpedsul.faed.udesc.br. Acesso em: 20 jan. 2019.

ARAUJO, Sandra Regina Magalhães. Escola para o trabalho, escola para a vida: o caso da escola família agrícola de Angical. 2005. 221f. Dissertação (Mestrado em Educação e Contemporaneidade) - Universidade do Estado da Bahia. Campus I. Salvador/Bahia, 2005.

ARROYO, Miguel Gonzalez; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castagna. Por uma educação do campo, v. 5, Petrópolis: Vozes, 2009.

AZEVEDO, Carlos Eduardo Franco et al. A Estratégia de Triangulação: Objetivos, Possibilidades, Limitações e Proximidades com o Pragmatismo. Anais do IV Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade. Brasília, 2013.

BACKES, Dirce Stein et al. Grupo focal como técnica de coleta e análise de dados em pesquisas qualitativas. O Mundo da Saúde, São Paulo, v. 35, n. 4, p. 438-442, São Paulo, 2011.

BORBA, Marcelo O.; SKOVSMOSE, Ole. A ideologia da certeza em Educação Matemática. In: SKOVSMOSE, Ole. Educação Matemática Crítica. Campinas, SP: Papirus, 2013.

CALDART, Roseli Salete. Por Uma Educação do Campo: Identidade, e Políticas Públicas, v. 4, Brasília: Vozes, 2002.

CALIARI, Rogério. A Prática Pedagógica da Formação em Alternância. In: FOERST, Erineu; PAIXÃO, Laura Maria Bassani Muri; CALIARI, Rogério [Orgs]. Educação do Campo: diálogos interculturais em terras capixabas. Vitória, ES: EDUFES, 2013.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Volta ao mundo em 80 matemáticas. Scientific American Brasil. Etnomatemática, v. 6, São Paulo: Duetto, 2005.

FIORENTINI, Dário; LORENZATO. Sérgio. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3 ed. ver. Campina, SP: Autores Associados, 2012. – (Coleção formação de professores).

GIARDINETTO, José Roberto Boettger. Matemática escolar e matemática da vida cotidiana. v. 65. Campinas, SP: Autores Associados,1999.

HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro, Ed. Objetiva, 2020. Disponível em: https://houaiss.net/corporativo/. Acesso em: 23 ago. 2019.

LEITE, Kátia da Costa. Modelagem Matemática na Educação do Campo: tecendo novos caminhos. 2018. 220f. Dissertação (Mestrado em ensino de Ciências Naturais e Matemática) Universidade Estadual do Centro Oeste. Guarapuava, Paraná, 2018.

LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva. Educação Matemática e Educação do Campo: Desafios e possibilidades de uma articulação. Revista de Educação Matemática Iberoamericana, Pernambuco, v. 4, n. 3, 2013.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. de. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas, v. 2, Rio de Janeiro: E.P.U., 2013.

MARCONDES, Nilsen Aparecida Vieira; BRISOLA, Elisa Maria Andrade. Análise por triangulação de métodos: um referencial para pesquisas Qualitativas. Revista Univap, São José dos Campos, v. 20, n. 35, 2014. Disponível em: https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/228 . Acesso em: 22 mar. 2020.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

NASCIMENTO, Claudemiro Godoy do. Educação do Campo Escola Família Agrícola de Goiás: o caminhar da teimosia de um movimento social educativo. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n. 8, p. 79-95, jan./abr. 2003. Disponível em: https://xdocz.com.br/doc/edu-cacao-do-campo-48gpd9wez582. Acesso em: 23 mar. 2019.

NASCIMENTO, Claudemiro Godoy. Escola Família Agrícola: Uma Resposta alternativa à Educação do Meio Rural. Revista UFG., Goiás, v. 7, n. 1, p. 54-57, 2017. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/49114/24114. Acesso em: 06 nov. 2018.

OLIVEIRA, José Sávio Bicho; ALVES, Angela Xavier; NEVES, Sandra do Socorro de Miranda. História da matemática: contribuições e descobertas para o ensino-aprendizagem de matemática. 2009. Disponível em: http://www.sbemrn.com.br. Acesso em: 29 fev. 2019.

PPP EFAJPM. Projeto Político Pedagógico, 2019.

PDI EFAJPM. Plano de Desenvolvimento Institucional, 2020.

RIBEIRO, Marlene. Movimento Camponês, trabalho e educação: liberdade, autonomia, emancipação: princípios/fins da formação humana, v. 1, São Paulo: Expressão Popular, 2010.

ROCHA, Antonio Baroni; PASSARELLI, Isabel. A formação Integral nos Ceffas na visão dos sujeitos da Alternância. Revista da Formação por Alternância. Brasília, v. 3, n. 5, p. 28-29, 2007.

SANTOS, Thamy Pereira dos; MATTOS, José Roberto Linhares de. Atividades Cotidianas e os Conhecimentos Familiares para o Ensino da Matemática Escolar: Contexto da Educação do Campo e complexidade da Pedagogia da Alternância. Revista de História da Educação Matemática (HISTEMAT). [S. l.], v. 5, n. 2, p. 69-75, 2019. Disponível em: https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/271. Acesso em: 15 ago. 2020.

SILVA, Maria do Socorro. A Formação Integral do ser Humano: Referência e Desafio da Educação do Campo. Revista da Formação por Alternância, Brasília, v. 5, n. 5, p. 45-61, 2007.

Publicado
2024-07-05
Como Citar
Francisco de Almeida, W., Moura, T., & Diniz, L. (2024). Possibilidades para articulação entre o cotidiano dos discentes, a pedagogia da alternância e o ensino de matemática na EFA Jacyra de Paula Miniguite. Especiaria: Cadernos De Ciências Humanas, 21. https://doi.org/10.36113/especiaria.v21i0.4203