Projeto Semente Crioula: um relato de experiência sobre as ações de extensão em colaboração com comunidades quilombolas da Chapada Diamantina

Palavras-chave: Quilombos; Extensão; Relato de Experiência; Educação Contextualizada; Covid-19.

Resumo

Este é um relato de experiência sobre as ações do projeto de extensão Semente Crioula do Campus IFBA-Seabra. O projeto visa a promoção da oferta e permanência de estudantes quilombolas no Campus. O nosso principal foco foi apresentar os principais resultados e desafios da edição de 2020, quando o Semente Crioula operou de forma remota devido à pandemia de COVID-19. A abordagem teórico-metodológica centra-se na abordagem comunicativa da extensão de Paulo Freire. As etapas de execução do projeto em 2020 foram: a pesquisa diagnóstica através de formulários e entrevistas semiestruturadas seguidas pela oferta de atividades contextualizadas baseadas nos temas levantados pelos instrumentos de coleta de dados. O projeto conseguiu promover as inscrições da maioria dos estudantes quilombolas das escolas parceiras no Processo Seletivo do IFBA, mas nenhum foi aprovado. Também promoveu ações para manter o vínculo com estudantes quilombolas e assim combater a evasão.

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Biografia do Autor

Azamor Coelho Guedes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Brasil

Professor de filosofia do IFBA, Campus Seabra. Graduação em Filosofia pela UFMG. Graduação em Relações Internacionais pela PUC-MG, Mestrado em Ciências Sociais pela UFRB.

Joyce Cristina da Silva Holanda, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Brasil

Técnica de laboratório do IFBA - Campus Seabra. Graduada em Arqueologia pela UNIFASF. Mestranda em Ensino de Ciências Ambientais pela UESF.

Michele Santos Barbosa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Brasil

Michele Santos Barbosa, professora de língua espanhola no IFBA campus Seabra, formada em Letras com Espanhol pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), além de especialista em Metodologia do Ensino da Língua Espanhola pela UNINTER e mestra em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia.

Renata Oliveira Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Brasil

Renata Oliveira Silva - Mestra em Linguística (UnB) - Professora de Língua Portuguesa (IFBA - Vitória da Conquista)

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Publicado
2024-07-12
Como Citar
Guedes, A., Cristina da Silva Holanda, J., Santos Barbosa, M., & Oliveira Silva, R. (2024). Projeto Semente Crioula: um relato de experiência sobre as ações de extensão em colaboração com comunidades quilombolas da Chapada Diamantina. Especiaria: Cadernos De Ciências Humanas, 21. https://doi.org/10.36113/especiaria.v21i0.4199
Seção
Dossiê: Desafios e Perspectivas da Educação do Campo, Quilombola e Indígena