A educação ambiental no contexto rural da Costa do Cacau na Bahia: importância da consciência sustentável nas comunidades agrícolas
Resumo
Pensando na consciência ambiental em um uma área fortemente ligada a monocultura do cacau, o presente trabalho objetivou, estabelecer um entendimento do histórico regional da educação ambiental, bem como analisar dificuldade e perspectivas para a mesma no contexto das zonas rurais da chamada Costa do Cacau, no Sul da Bahia. Através de uma revisão bibliográfica foi feita uma análise histórica e atual, foram identificados obstáculos como a fragmentação dos conteúdos, a falta de preparo dos professores e a desconexão entre teoria e prática na implementação da educação ambiental. No entanto, exemplos práticos, como o Assentamento Terra Vista em Arataca-BA, demonstram o potencial da educação ambiental para promover a consciência e a sustentabilidade nas comunidades rurais, integrando-se ao modo de vida local e incentivando práticas sustentáveis. Assim, a pesquisa destaca a necessidade de desenvolver programas eficazes de educação ambiental que considerem as particularidades das comunidades agrícolas, visando promover um futuro sustentável para a região da Costa do Cacau.
Downloads
Referências
AGUIAR, Paulo César Bahia de; PIRES, Mônica de Moura. A região cacaueira do sul do estado da Bahia (Brasil): crise e transformação. Cuadernos de Geografía: Revista Colombiana de Geografía, [s. l.], v. 28, n. 1, p 192-208, 2019. Disponível em: https://revistas.unal.edu.co/index.php/rcg/article/view/67437. Acesso em: 8 abr. 2024.
ALEGRO, Regina Célia. Conhecimento prévio e aprendizagem significativa de conceitos históricos no ensino médio. 2008. 239 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2008.
ALMEIDA, Luiz Fernando Rolim de; BICUDO, Luiz Roberto Hernandes; BORGES, Gilberto Luiz de Azevedo. EDUCAÇÃO
AMBIENTAL EM PRAÇA PÚBLICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM OFICINAS PEDAGÓGICAS. Ciência & Educação, [s.l.], v.10, n. 1, p. 121-132, 2004.
AOKI, Alessandro; NOGUEIRA, Amanda Rocha; BATISTA, Erick Willy Wessenberg. MUNIZ, Sérgio de Almeida; CARVALHO,
Sandra Regina Barbosa de. A importância da educação ambiental na formação do cidadão contemporâneo com ênfase na educação formal. Revista Educação em Foco, Belo Horizonte, p. 78-74, 2023. Disponível em: ttps://editorarealize.com.
br/editora/anais/conedu/2018/TRABALHO_EV117_MD1_SA14_ID9544_13092018171611.pdf. Acesso em: 2 abr. 2024.
BRASIL. Decreto n.º 7.352, de 04 de novembro de 2010. Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA. Brasília: Palácio do Planalto, 2010. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7352.htm. Acesso em: 10 fev. 2024.
CALDART, Roseli Salete. Elementos para construção do projeto político e pedagógico da educação do campo. Revista Trabalho Necessário, [s.l], v. 2, p. 16, 2004. Disponível em: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/3644/3444. Acesso em: 2 maio 2024.
FORMIGA, Caio Marcelo. CULTURA DIGITAL E JUVENTUDES DO CAMPO: vivências no assentamento Terra Vista. 2016. 212 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2016.
JESUS, Edson Pesca de. Desafios e perspectivas da educação ambiental nas escolas do campo da comunidade de Vera Cruz em Porto Seguro/BA. 2023. 108 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Tecnologias Ambientais) – Universidade Federal do Sul da Bahia, Porto Seguro, 2023.
LAYRARGUES, Philippe Pomier. O cinismo da reciclagem: o significado ideológico da reciclagem da lata de alumínio e suas implicações para a educação ambiental. Educação ambiental: repensando o espaço da cidadania. v. 3. São Paulo: Cortez, 2002.
LIMA, Mariana Cruz de Almeida. Pra aprender tem que botar sentido: diálogos sobre despossessão, terra e conhecimento com mestres do assentamento terra vista – BA. 2017. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
LOBÃO, Dan Érico Vieira Petit. Agroecossistema cacaueiro da Bahia: cacau-cabruca e fragmentos florestais na conservação de espécies arbóreas. 2007. 108 f. Tese (Doutorado Ciências Agrárias e Veterinárias) – Universidade Estadual Paulista, 2007.
MORA, Edinei Aparecido; GOMES, Patrícia Pereira; BARBADO, Norma. Um estudo sobre a relação entre a Educação Ambiental e a Educação do Campo. Research, Society and Development, [s.l.], v. 9, n. 10, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/9384. Acesso em: 20 mar. 2024.
NASSER, Rafique. Assentamento Terra Vista: 31 anos de resistência. Teia dos Povos, [s.l.], p. 1, 2023. Disponível em: https:// teiadospovos.org/assentamento-terra-vista-31-anos-de-resistencia/. Acesso em: 2 abr. 2024.
RABUSKE, Aline Maria. Projeto político-pedagógico: desafios encontrados para a elaboração numa escola do campo. Monografia (Especialização em Gestão Educacional) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria-RS, 2023. Disponível em: repositorio.ufsm.br. Acesso em: 29 nov. 2023.
ROCHA, Fernanda Calderani da. A Aprendizagem Significativa Utilizando as Diferentes Linguagens da Criança. Trabalho de Conclusão de Curso, Faculdade de Educação, Curso de Pedagogia - São Paulo, PUC/SP, 2012.
SAMMARCO, Yanina Micaela; BORROTO RODRIGUEZ, Ivan; FOPPA, Carina Catiana. Educação ambiental, educação do campo e ambientalização escolar: diálogos entre diversas paisagens escolares. Ambiente & Educação: Revista de Educação Ambiental, [s. l.], v. 25, n. 2, p. 310-340, 2020. Disponível em: https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/11521. Acesso em: 15 mar. 2024.
SANTOS, Milton. Zona do Cacau. 2. ed. São Paulo: Editora S/A. 1957.
SILVA, Artur José de Oliveira; BESSA, Márcio Leite de; SOUZA, Simone Ariomar de. Conhecimento empírico, senso comum e pensamento teórico e suas implicações no processo ensino aprendizagem da matemática escolar. Revista Anápolis Digital, Anápolis, v. 9, p. 10, 2019. Disponível em: https://portaleducacao.anapolis.go.gov.br/revistaanapolis/wp-content/uploads/2023/vol9/10.pdf. Acesso em: 25 mar. 2024.
SOARES, Márcia Belo; FRENEDOZO, Rita de Cássia. Educação Ambiental: um estudo sobre a ambientalização no ensino fundamental. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [s.l.], v. 10, n. 6, 2019, p. 95-113.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Docência: formação, identidade profissional e inovações didáticas. In: SILVA, Aida Maria Monteiro et al. Educação formal e não formal, processos formativos e saberes pedagógicos: desafios para a Inclusão Social. Recife: ENDIPE, 2006, p. 467-484.
Copyright (c) 2024 Especiaria: Cadernos de Ciências Humanas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Attribution 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).