O estado da arte da legislação escolar quilombola e das Relações étnico-raciais no Brasil: um olhar comparado por dentro do racismo institucional e da transgressão paradigmática

Palavras-chave: Educação Escolar Quilombola; Direito Fundamental; Constituição

Resumo

Este trabalho é fruto dos trabalhos de pesquisa em Educação Escolar Quilombola na trajetória do autor enquanto quilombola e pesquisador da temática. Busca discutir a Educação Escolar Quilombola enquanto um Direito Fundamental de estudantes quilombolas, dialogando com conceitos como quilombos, ancestralidade e identidade quilombola, sem perder de vista os aspectos e conceitos da dogmática jurídica, como Direito fundamental, Democracia, buscando relaciona-los com teóricos trabalhados na disciplina, bem como com a vivência e experiência do autor no campo da Educação Escolar Quilombola, a partir de outras produções  e pesquisas acadêmicas anteriormente desenvolvidas em sua carreira acadêmica e militante.

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Biografia do Autor

Uilson Viana de Souza, Universidade Federal da Bahia, Brasil
Uilson Viana de Souza é Doutorando em Estudos Étnicos e Africanos (POSAFRO-UFBA).  

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Publicado
2024-07-12
Como Citar
Viana de Souza, U. (2024). O estado da arte da legislação escolar quilombola e das Relações étnico-raciais no Brasil: um olhar comparado por dentro do racismo institucional e da transgressão paradigmática. Especiaria: Cadernos De Ciências Humanas, 21. https://doi.org/10.36113/especiaria.v21i0.4192
Seção
Dossiê: Desafios e Perspectivas da Educação do Campo, Quilombola e Indígena