Educação Escolar Indígena Tupinambá: reflexões históricas e desafios da educação diferenciada

Palavras-chave: Educação escolar indígena

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir a funcionalidade da Educação Escolar Indígena considerando o caso da Educação Indígena Tupinambá e a experiência de um professor de História no Colégio Estadual Indígena Tupinambá do Acuípe de Baixo (CEITAB). Trata-se de contextualizar o surgimento da educação escolar indígena na região, apontando os principais elementos históricos e identificando os desafios atuais para sua consolidação na busca de uma Educação Escolar Indígena que, de fato, valorize a educação indígena ancestral Tupinambá. Destaca-se, nesse processo, os elementos indígenas locais que constituem a educação diferenciada e, ao mesmo tempo, as dificuldades de sua implantação, uma vez que a organização do sistema público estadual de educação não favorece a dinâmica comunitária criando impedimentos, precarizando os profissionais da educação que buscam uma educação escolar indígena circular e dinâmica no contexto de políticas educacionais neoliberais.

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Publicado
2024-07-19
Como Citar
Helena de Almeida, D., & Maciel Andrade, E. (2024). Educação Escolar Indígena Tupinambá: reflexões históricas e desafios da educação diferenciada. Especiaria: Cadernos De Ciências Humanas, 21. https://doi.org/10.36113/especiaria.v21i0.4188
Seção
Dossiê: Desafios e Perspectivas da Educação do Campo, Quilombola e Indígena