A luta de classes na educação do campo: os cursos de pedagogia, a função social da escola, o trato com o conhecimento
Resumo
O objeto da investigação consiste no trato com o conhecimento sobre agroecologia na formação de pedagogos na Escola Básica. A problemática deste trabalho diz respeito à questão da realidade, contradições e possilidades na formação de pedagogos/as, considerando a necessidade do trato com o conhecimento sobre agroecologia. O objetivo deste artigo, portanto, é criticar a formação de pedagogos/as e a negação do conhecimento sobre agroecologia, apresentando a proposição superadora. Os dados foram levantados em fontes oficiais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Anísio Teixeira (INEP), e a revisão da literatura abrange o conteúdo da Teoria Pedagógica e desenvolvimento humano. Concluímos, então, que está em curso, pela via da privatização e modalidade de Ensino a Distância (EaD, bem como pela mediação da legislação e das teorias pedagógicas, um processo de aprisionamento das escolas e de rebaixamento teórico pela negação do conhecimento. Portanto, as possibilidades crítico-superadoras, discutidas neste trabalho, residem na luta mais geral da classe trabalhadora para alterar o modo de produção e reprodução da vida na cidade e no campo e, em especial, na luta específica da Educação, particularmente na formação de Pedagogos/ as e na Escola, com o trato de conhecimentos sobre Reforma Agrária Popular e Agroecologia, na perspectiva da formação emancipatório omnilateral.
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