A luta de classes na educação do campo: os cursos de pedagogia, a função social da escola, o trato com o conhecimento

Palavras-chave: Educação do campo, Escola, Desenvolvimento humano, Reforma Agrária, Agroecologia

Resumo

O objeto da investigação consiste no trato com o conhecimento sobre agroecologia na formação de peda­gogos na Escola Básica. A problemática deste trabalho diz respeito à questão da realidade, contradições e possi­lidades na formação de pedagogos/as, considerando a necessidade do trato com o conhecimento sobre agroe­cologia. O objetivo deste artigo, portanto, é criticar a for­mação de pedagogos/as e a negação do conhecimento sobre agroecologia, apresentando a proposição supera­dora. Os dados foram levantados em fontes oficiais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Anísio Teixeira (INEP), e a revisão da literatura abrange o conteúdo da Teoria Pedagógica e desenvolvimento humano. Concluí­mos, então, que está em curso, pela via da privatização e modalidade de Ensino a Distância (EaD, bem como pela mediação da legislação e das teorias pedagógicas, um processo de aprisionamento das escolas e de rebai­xamento teórico pela negação do conhecimento. Portan­to, as possibilidades crítico-superadoras, discutidas neste trabalho, residem na luta mais geral da classe trabalhado­ra para alterar o modo de produção e reprodução da vida na cidade e no campo e, em especial, na luta específica da Educação, particularmente na formação de Pedagogos/ as e na Escola, com o trato de conhecimentos sobre Re­forma Agrária Popular e Agroecologia, na perspectiva da formação emancipatório omnilateral.  

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Biografia do Autor

Celi Nelza Zulke Taffarel, Universidade Estadual de Santa Cruz, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1993) e Pós-Doutorado na Universidade de Oldenburg, Alemanha (1999). Professora na Universidade Federal de Pernambuco (1977-1999). Atuou em Curso de Graduação e Especialização da UFPE onde orientou Iniciação Científica; atuou no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE (1994-2000) onde orientou 20 dissertações de Mestrado. Professora titular da Universidade Federal da Bahia (2000). Atuou na Graduação na Educação Física, Pedagogia e Educação do Campo da FACED/UFBA, orientou Trabalhos de Final de Curso (TCC, PIBIC, PIBIT, Monografias). Orientou 50 dissertações de Mestrado e 45 teses de Doutorado. Professora Visitante da UFAL/Arapiraca no Programa de Pós-Graduação em Ensino e Formação de Professores (PPGEFOP 2022-2023). Contribuições em 70 publicações em periódicos e livros como autora, co-autora de artigos e capítulos. Artigos publicados em periódicos Qualis A e B. Pesquisadora Executora do Diagnóstico Nacional do Esporte com Financiamentos do FINEP e CNPQ. Pesquisadora de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Educação Física (2008-2011), Educação do Campo (2018-2021). Diretora da FACED UFBA (2008-2012). Coordenadora do Projeto Piloto de Educação do Campo da UFBA (2008-2013). Coordenadora da Ação Escola da Terra Curso de Especialização em Pedagogia Histórico-Crítica para as Escolas do Campo (2016-2022), Coordenou o PRONERA/UFBA. Membro do Fórum Estadual de Educação e Educação do Campo. Presidente do Colégio Brasileiro de Ciência do Esporte (CBCE) (1998-1992). Coordenou a ANFOPE Nordeste (2018-2019). Secretaria Geral ANDES-SN (2002-2004). Parecerista de Periódicos nacionais e internacionais e parecerista da CAPES e CNPQ. Coordenadora de Intercâmbio e cooperação internacional com Alemanha, Portugal, Itália, Espanha. 

Maria Lucia da Silva Ribeiro, Universidade Federal de Alagoas, Brasil

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação UFAL/Arapiraca.

Sanielma Lessa da Silva, Universidade Federal de Alagoas, Brasil

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação UFAL/Arapiraca.

Genivaldo Damasceno Santos Júnior, Universidade Federal de Alagoas, Brasil

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação UFAL/Arapiraca.

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Publicado
2024-08-29
Como Citar
Nelza Zulke Taffarel, C., da Silva Ribeiro, M. L., Lessa da Silva, S., & Damasceno Santos Júnior, G. (2024). A luta de classes na educação do campo: os cursos de pedagogia, a função social da escola, o trato com o conhecimento. Especiaria: Cadernos De Ciências Humanas, 21. https://doi.org/10.36113/especiaria.v21i0.4177
Seção
Dossiê: Desafios e Perspectivas da Educação do Campo, Quilombola e Indígena