Gestão das escolas do campo no contexto das políticas públicas de educação infantil

Palavras-chave: Educação infantil do campo, Formação docente, Gestão escolar, Políticas públicas

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar a efetividade das políticas públicas de educação do campo nas escolas rurais de educação infantil e a realidade dessa etapa na educação básica, ressaltando a importância de tais políticas para gestão das escolas do campo. Em relação à fundamentação teórica, aprofundamos as seguintes temáticas: políticas públicas específicas de educação infantil do campo; dificuldades oriundas da ausência de formação específica para professores e demais pares da gestão escolar; necessidade de intensificar os debates acerca das lutas contra o fechamento das escolas do campo; desenvolvimento de novas políticas públicas para os enfrentamentos atuais da educação infantil do campo. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental, destinada à investigação histórica, legislação, programas e diretrizes curriculares, além de inúmeras produções sobre este tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ramofly Bicalho, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Brasil

Professor Associado IV na UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Campus Seropédica. Lotado no Departamento de Educação do Campo, Movimentos Sociais e Diversidade. Docente na Licenciatura em Educação do Campo, no PPGEA – Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola e no PPGEduc – Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares. Atua com as seguintes temáticas: Políticas Públicas de Educação do Campo, Movimentos Sociais e Educação Popular.

Wanessa de Souza Benati, Instituto Federal Goiano, Brasil

Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal Goiano. Mestrado em Educação no PPGEA - Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola, UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.  Graduada em Direito e Pedagogia, pela Universidade de Rio Verde, Goiás.

Alline da Silva Moureira, Instituto Federal Goiano, Brasil

Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal Goiano. Mestrado em Educação no PPGEA - Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola, UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.  Graduada em Pedagogia, pela Universidade de Rio Verde, Goiás.

Referências

BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Oferta e demanda de Educação Infantil no Campo. Porto Alegre: Evangraf, 2012.

BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de Política. Brasília: UNB, 1998.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 1988.

BRASIL. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Palácio do Planalto, 1996.

BRASIL. Proposta de um Plano Nacional de Formação dos Profissionais da Educação do Campo. Elaboração e sistematização. Brasília: Comissão de Formação do Grupo Permanente de Trabalho da Educação do Campo/MEC, 2006.

BRASIL. Parâmetros básicos de infraestrutura para instituições de Educação Infantil. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica, 2006.

BRASIL. Resolução FNDE n.º 006 de 24 de abril de 2007. Brasília: MEC, 2007.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEB, 2009.

BRASIL. Lei n.º 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Brasília: Brasília: Palácio do Planalto, 2014.

CRAIDY, Carmem Maria. A política de Educação Infantil no contexto da política da infância no Brasil. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL, I, 1994, Brasília-DF. Anais [...]. Brasília, 1994.

DIAS, Alexandre Pessoa et al. DICIONÁRIO DE AGROECOLOGIA E EDUCAÇÃO. 1 ed. Rio de Janeiro: EPSJV; São Paulo: Expressão Popular, 2021.

EVANGELISTA, Abgail Bastos. A gestão de escolas rurais no contexto das políticas públicas de educação do campo. 2016. 174 f. Tese (Doutorado em Educação Escolar) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Carlos, SP, 2016.

KRAMER, Sonia. A política do pré-escolar no Brasil: a arte do disfarce. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

ROSEMBERG, F.; ARTES, A. O rural e o urbano na oferta de educação para crianças de até 6 anos. In: BARBOSA, M. C. S. (Org.). Oferta e demanda de educação infantil no campo. Porto Alegre: Evangraf, 2012.

ROSSI, Rafael; VARGAS, Icléia Albuquerque. Ideologia e educação: para a crítica do programa Agrinho. Revista Nera, Presidente Prudente, n. 40, p. 206-224, 2017.

SANTOS, Clarice Aparecida dos. Educação do campo e políticas públicas no Brasil: a instituição de políticas públicas pelo protagonismo dos movimentos sociais do campo na luta pelo direito à educação. 2009. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2009.

Publicado
2024-07-10
Como Citar
Bicalho, R., de Souza Benati, W., & da Silva Moureira, A. (2024). Gestão das escolas do campo no contexto das políticas públicas de educação infantil. Especiaria: Cadernos De Ciências Humanas, 21. https://doi.org/10.36113/especiaria.v21i0.4176
Seção
Dossiê: Desafios e Perspectivas da Educação do Campo, Quilombola e Indígena