Sentidos do trabalho docente em escolas rurais na pandemia de covid-19

  • Leticia Michele Stencel Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Brasil https://orcid.org/0000-0002-7948-5893
  • Ana Paula Soares da Silva Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Brasil https://orcid.org/0000-0002-0212-2402
Palavras-chave: Professoras, Vivência, Área rural, Covid-19

Resumo

A propagação do vírus da COVID-19 teve impacto no acesso e qualidade educacional das populações do território rural, trazendo prejuízos significativos na docência. O objetivo geral deste artigo foi compreender a significação da vivência de professoras de área rural durante a pandemia por meio de entrevistas semiestruturadas individuais. Participaram da pesquisa quatro professores de cidades provenientes do interior de três Estados brasileiros. As entrevistas foram analisadas sob a perspectiva da psicologia histórico-cultural vigotskiana por meio do conceito de vivência. Os resultados apontaram que a oferta da educação rural entre os territórios foi desigual e que a docência foi significada por sentimentos negativos, como culpa e impotência, atreladas à falta de formação tecnológica, aumento da carga de trabalho, falta de apoio das gestões, perda do vínculo com os alunos e não contextualização dos materiais oferecidos para atender às diretrizes escolares do campo.

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Biografia do Autor

Leticia Michele Stencel, Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Brasil

É formada em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP) e mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da FFCLRP. É especialista em Psicologia Jurídica pela Faculdade Volpe Miele - IPEBJ. Atualmente, é doutoranda no Laboratório de Psicologia Socioambiental e Práticas Educativas (LAPSAPE) da FFCLRP e estuda temas relativos à desenvolvimento infantil; Educação do Campo e Psicologia Ambiental.

Ana Paula Soares da Silva, Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Brasil

É Livre-Docente, Professora Associada da Universidade de São Paulo e atua no curso de Psicologia no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP). Possui mestrado e doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo. É coordenadora do Laboratório de Psicologia Socioambiental e Práticas Educativas (LAPSAPE) e atua em pesquisas sobre: relações sujeito-ambiente em contextos rurais, periurbanos e urbanos; educação infantil em áreas urbanas e rurais; desenvolvimento humano e formação de professora/es e educadora/es infantis; subjetividade, educação e infância nos territórios rurais e da reforma agrária; apropriação da cidade; espaço e relações intergeracionais.

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Publicado
2024-07-10
Como Citar
Stencel, L., & Silva, A. P. (2024). Sentidos do trabalho docente em escolas rurais na pandemia de covid-19. Especiaria: Cadernos De Ciências Humanas, 21. Recuperado de https://periodicos.uesc.br/index.php/especiaria/article/view/4144
Seção
Dossiê: Desafios e Perspectivas da Educação do Campo, Quilombola e Indígena