Sentidos do trabalho docente em escolas rurais na pandemia de covid-19
Resumo
A propagação do vírus da COVID-19 teve impacto no acesso e qualidade educacional das populações do território rural, trazendo prejuízos significativos na docência. O objetivo geral deste artigo foi compreender a significação da vivência de professoras de área rural durante a pandemia por meio de entrevistas semiestruturadas individuais. Participaram da pesquisa quatro professores de cidades provenientes do interior de três Estados brasileiros. As entrevistas foram analisadas sob a perspectiva da psicologia histórico-cultural vigotskiana por meio do conceito de vivência. Os resultados apontaram que a oferta da educação rural entre os territórios foi desigual e que a docência foi significada por sentimentos negativos, como culpa e impotência, atreladas à falta de formação tecnológica, aumento da carga de trabalho, falta de apoio das gestões, perda do vínculo com os alunos e não contextualização dos materiais oferecidos para atender às diretrizes escolares do campo.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, R. de S. Educação em tempos de pandemia: sentimentos e percepções dos professores. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 4, p. 1-5, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6714. Acesso em: 20 jun. 2023.
ALMEIDA, M. Z. C. M.; BRESSANIN, C. E. F. Educação do campo: história, percursos e desafios em cenários de resistência. Humanidades e Tecnologia (FINOM), Patos de Minas, v. 27, n. 1, p. 126-143, 2020. Disponível em: http://revistas.icesp.br/index.php/FINOM_Humanidade_Tecnologia/article/view/1429. Acesso em: 19 maio 2023.
ANDRADE, F. M. R.; RODRIGUES, M. P. M. Escolas do campo e infraestrutura: aspectos legais, precarização e fechamento. Educação em Revista, v. 36, e234776, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/s4jFSrDttW6fxPyHqysW3JF/?lang=pt. Acesso em: 19 maio 2023.
ARROYO, M. G. et al. Por uma Educação do Campo. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. p. 216.
BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 1/2002. Diretrizes Operacionais para Educação Básica nas Escolas do Campo. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13800-rceb001-02-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 9 nov. 2020.
BRASIL. Resolução CNE.CEB nº 2/2008. Estabelece diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da Educação Básica do Campo. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=11841-rceb002-08-pdf&category_slug=outubro-2012-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 9 nov. 2020.
BRASIL. Decreto nº 7.352, de 4 de novembro de 2010. Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7352.htm. Acesso em: 20 nov. 2020.
BRASIL. Decreto nº 10.282, de 20 de março de 2020. Regulamenta a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, para definir os serviços públicos e as atividades essenciais. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2020. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2020/decreto-10282-20-marco-2020-789863-publicacaooriginal-160165-pe.html. Acesso em: 28 out. 2022.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1994. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 1994. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 28 out. 2022.
BELUSSO, A.; PONTAROLO, E. Uma reflexão sobre tecnologia digital nas escolas do campo como possibilidade para o desenvolvimento dos territórios camponeses. In: VIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE DESENVOLVIMENTO REGIONAL, 2017, Santa Cruz do Sul. Anais… Santa Cruz do Sul: [s.n.], 2017. p. 1-13. Disponível em: https://online.unisc.br/acadnet/anais/index.php/sidr/article/viewFile/16561/4362. Acesso em: 20 nov. 2023.
BRITO, T. N. et al. Educação do Campo na conjuntura da pandemia: alcances, impactos e desafios. Revista Brasileira de Educação do Campo, v. 5, e10278, 2020. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/10278. Acesso em: 10 mar. 2024.
BUENO, H. P. V.; GUIMARÃES, L. A. M. Percepção de professores de escolas pantaneiras sobre o trabalho docente. Trayectorias Humanas Transcontinentales, v. 2, p. 78-90, 2017. Disponível em: https://www.unilim.fr/trahs/570. Acesso em: 20 dez. 2023.
CASSIN, M.; BEZERRA, L. Número de escolas no campo diminui drasticamente no Brasil, 2017. Disponível em: https://sistemas.fai.ufscar.br/home/noticia/1089/numero-de-escolas-no-campo-diminui-drasticame. Acesso em: 20 jan. 2024.
FERNANDES, F. A formação política e o trabalho do professor. 1. ed. Marília: Lutas Anticapital, 2020. p. 93.
HAGE, S. M. Movimentos sociais do campo e educação: referências para análise de políticas públicas de educação superior. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 8, n. 1, p. 133-150, 2014. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1018. Acesso em: 12 nov. 2023.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA [IBGE]. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, 2019. p. 12. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101794_informativo.pdf. Acesso em: 20 dez. 2021.
LIMA, M. R. L. A relação afetiva entre professor e aluno: a concepção de professores antes e durante a pandemia de COVID-19. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal da Paraíba, Lucena. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17889?mode=full. Acesso em: 20 nov. 2022.
LIMA, P. H. T. et al. Educação, povos do campo e pandemia da Covid-19: reflexões a partir de um projeto de extensão de uma universidade pública brasileira. Revista Iberoamericana de Educación, v. 86, n. 1, p. 79-96, 2021. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/13812. Acesso em: 25 mar. 2023.
LOPES, J. C. et al. A Docência na Educação do Campo no contexto da COVID-19. Revista Brasileira de Educação no Campo, Tocantinópolis, v. 6, e12431, 2021.
Copyright (c) 2024 Especiaria: Cadernos de Ciências Humanas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Attribution 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).