Linguagem e intersubjetividade em Donald Davidson e Merleau-Ponty
Resumo
O escopo deste artigo é argumentar que uma comparação entre o filósofo francês Maurice Merleau-Ponty e o americano Donald Davidson nos dá uma grande oportunidade de avançar ainda mais no diálogo entre as tradições continental e analítica. A partir das noções de linguagem e intersubjetividade procura-se mostrar que, embora as diferenças entre esses dois autores já foram amplamente discutidas na literatura acadêmica, suas semelhanças permanecem ignoradas em muitos aspectos importantes. Nossa argumentação terá como fio condutor pensar a relação entre a percepção e o mundo das operações linguísticas.
Downloads
Referências
BONOMI, Andréa. Fenomenologia e estruturalismo. São Paulo: Perspectiva, 1974.
DAVIDSON, Donald. “Knowing One’s Own Mind.” Proceedings and Addresses of the American Philosophical Association, v. 60, n. 3, p. 441-58, 1987. Disponível em: https://www.jstor.org/stab-le/3131782. Acesso em: 9 nov. 2023.
DAVIDSON, Donald. A Coherence Theory of Truth and Knowle¬dge e Afterthoughts. Oxford: Clarendon Press, 2001. p. 137-57.
DAVIDSON, Donald. Ensaios sobre a Verdade. São Paulo: Uni¬marco Editora, 2002.
DAVIDSON, Donald. Three varieties of knowledge. In: GRIFFI¬THS, A. Phillips (ed.). Royal Institute of Philosophy Supplement. New York: Cambridge University Press. 1991. p. 153-166.
KOLOSKOV, D. The World of Truth: On Merleau-Ponty and Da¬vidson’s Holistic Arguments. Meta: research in hermeneutics, phenomenology, and practical philosophy, v. XII, n. 2, p. 320- 345, dec. 2020. Disponível em: http://www.metajournal.org/ar¬ticles_pdf/320-345-koloskov-meta-2020-no2.pdf. Acesso em: 15 out. 2023.
MALPAS, Jeff. Não renunciar ao mundo: Davidson e os fun¬damentos da crença. In: SMITH, P; SILVA FILHO, W. J. (Orgs.). Davidson e a Filosofia. Tradução de C. Bacelar. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
MALPAS, Jeff. “Donald Davidson”, The Stanford Encyclopedia of Philosophy (Fall 2019 Edition), Edward N. Zalta (ed.). Dispo¬nível em: https://plato.stanford.edu/archives/fall2019/entries/ davidson/.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Phénoménologie de la perception. Paris: Edition Gallimard, 1945.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Les relations avec autrui chez l´en¬fant. Bulletin de psychologie, tome 18, n. 236, 1964. Disponí¬vel em: https://www.persee.fr/doc/bupsy_0007-4403_1964_ num_18_236_7462. Acesso em: 7 out. 2023.
MERLEAU-PONTY, Maurice. A prosa do mundo. Rio de Janeiro: Bloch Editores, 1974.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Merleau-Ponty na Sorbonne: resu¬mo de cursos de filosofia e linguagem. Tradução de Constança M. César. Campinas-SP: Papirus, 1990.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Signos. Tradução de Maria Ermati¬na G. G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
MERLEAU-PONTY, Maurice. A prosa do mundo. São Paulo: Co¬sac & Naify, 2002.
ORLANDI, L. B. A voz do intervalo: Introdução ao estudo do problema da linguagem na obra de Merleau-Ponty. São Paulo: Ática, 1980.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Attribution 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).