Identidades e desenvolvimento profissional nas narrativas (auto) biográficas de um professor de história

Palavras-chave: Formação docente, Identidades, Desenvolvimento profissional, Abordagem (auto) biográfica

Resumo

O presente artigo se debruça nas temáticas das identidades e do desenvolvimento profissional da docência a partir de narrativas (auto) biográficas. Por isto, o objetivo dele é compreender e analisar os sentidos das identidades e do desenvolvimento profissional narrados por um professor de história acerca de suas trajetórias de vida, formação e de trabalho. Para tanto, como uma pesquisa de abordagem qualitativa e de natureza bibliográfica e de campo, utilizou-se a literatura especializada e as narrativas de um professor produzidas em contexto de pesquisa de pós-graduação, para se discutir os sentidos e as sensibilidades atribuídas por ele em seus relatos das experiências e das memórias acerca das dinâmicas das identidades e do desenvolvimento. A proposição teórico-metodológica se mostrou coerente para o alcance do objetivo, bem como, convidativa para demais produções pensando a temática e as disposições epistêmico-metodológicas.

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Biografia do Autor

Caio Corrêa Derossi, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Caio Corrêa Derossi é Mestre pela Universidade Federal de Viçosa – UFV.

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Publicado
2023-12-18
Como Citar
Corrêa Derossi, C. (2023). Identidades e desenvolvimento profissional nas narrativas (auto) biográficas de um professor de história. Especiaria: Cadernos De Ciências Humanas, 20. https://doi.org/10.36113/especiaria.v20i0.4000
Seção
Artigos de Fluxo Contínuo