A comunicação humana:

relevância, relações e reflexões na sociedade contemporânea

  • Gabriel Sousa Suzart Universidade Federal da Bahia
Palavras-chave: Comunicação, Contemporaneidade, Relações Humanas

Resumo

Ao longo da história, a comunicação tem sido fundamental para a interação e a sobrevivência humanas, embora tenha enfrentado desafios e resistências. Este estudo examina a comunicação como uma dimensão intrínseca da experiência humana, destacando sua distinção em relação à simples transmissão de informações. Explora-se neste artigo o impacto da escassez e da falta de comunicação na contemporaneidade, evidenciando como isso afeta as relações sociais e individuais. A partir de uma análise aprofundada das obras de diversos filósofos e pensadores, busca-se compreender a importância da comunicabilidade para o progresso pessoal e coletivo na sociedade atual. Considera-se a necessidade de uma abordagem ampla e reflexiva sobre o papel da comunicação, tanto no contexto individual quanto no contexto social, destacando sua relevância na construção de relações autênticas e na promoção do bem-estar geral. Este estudo visa oferecer uma perspectiva abrangente sobre como a comunicação influencia a forma como os seres humanos se relacionam consigo mesmos, com os outros e com o mundo ao seu redor, e como essa compreensão pode contribuir para um desenvolvimento mais humano e significativo da sociedade contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BESSA, Bráulio. Um carinho na alma. Rio de Janeiro: Sextante, 2019.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BAUMAN, Zygmunt. Amor Líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.

DENTZ, René. Vulnerabilidade. São Paulo: Ideias & Letras, 2022.

MOUNIER, Emmanuel. O Personalismo. Lisboa: Edições Texto e Grafia, 2010.

POWELL, J.; BRADY, L. Arrancar máscaras abandonar papéis: a comunicação pessoal em 25 passos. 10.ed. São Paulo: Loyola, 1998.

SPINOZA, B. Ética. Edição bilíngue Latim-Português. Tradução e Notas de Tomaz Tadeu. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

VELIQ, Fabiano. Ensaio sobre o sujeito contemporâneo: o ser humano frágil diante de um Deus fraco. Belo Horizonte: Caravana, 2021.

WOLTON, Dominique. Informar não é comunicar. Porto Alegre: Sulina, 2010.

ŽIŽEK, Slavok. O sujeito incômodo: o centro ausente da ontologia política. São Paulo: Boitempo, 2016.

Gabriel Sousa Suzart

Universidade Federal da Bahia (UFBA)

gabrielss.suzart@gmail.com

https://orcid.org/0009-0000-2098-3145

Graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Especialista em Ciências Humanas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestrando em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Publicado
2024-04-04
Seção
Artigos