Representação transgênero no cinema latino-americano: análise de Uma Mulher Fantástica e Valentina

Palavras-chave: História, Transfeminismo, Transgeneridade, Cinema Latino-Americano

Resumo

O século XXI marca um grande avanço na discussão sobre identidades de gênero na América Latina e, na medida que a sociedade avança nos debates por direitos da população LGBTQIA+, o cinema passa a entrar na onda e abraçar as narrativas que, cada vez mais, ocupam o imaginário popular. A busca pelo chamado pink money alimenta as grandes indústrias cinematográficas que se lançam desenfreadamente neste segmento. Na última década, vivenciamos o aumento significativo de uma nova forma de se consumir audiovisual, o streaming, que trouxe com ele uma maior facilidade de acesso aos produtos, bem como uma maior velocidade de consumo dos mesmos. Os streamings e as temáticas LGBTQIA+ se encontram na mesma forma em que se ampliam e se descobrem, respondendo a um público cada vez mais sedento por novos conteúdos e novas histórias a serem contadas. Analisando as obras Uma Mulher Fantástica, do diretor chileno Sebastian Lelio, e Valentina, do diretor brasileiro Cássio Pereira dos Santos, investigam-se esses temas na história recente do cinema.

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Biografia do Autor

Leslie Madureira Sá, Universidade Estadual de Santa Cruz

Leslie Madureira Sá é bacharelanda em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC.

Laila Brichta, Universidade Estadual de Santa Cruz

Laila Brichta é Doutora e Professora da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC.

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Publicado
2023-12-12
Como Citar
Madureira Sá, L., & Brichta, L. (2023). Representação transgênero no cinema latino-americano: análise de Uma Mulher Fantástica e Valentina. Especiaria: Cadernos De Ciências Humanas, 20. https://doi.org/10.36113/especiaria.v20i0.3884
Seção
Artigos de Fluxo Contínuo