História, Memória e Ciência:
entrevista sobre o percurso da Revista Especiaria
Resumo
O Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) decidiu pela recriação da sua revista científica Especiaria. De maneira reconfigurada e utilizando apenas o formato digital estabeleceu o modelo anual, através de fluxo contínuo, com a possibilidade de dossiês temáticos e artigos de demanda livre. Nada impediria, portanto, que seguíssimos daqui. Porém a ideia de um registro da trajetória da revista, no formato de entrevistas, foi lançada, uma vez que ela não nasce no DFCH e sim na UESC, no ano de 1998, ou seja, há 25 anos. Para efetivação dessa tarefa teríamos que recorrer à memória. Não à minha memória, mas a de muitos que fizeram parte dessa história.
Ousando parafrasear Antoine-Laurent de Lavoisier, que proferiu o célebre pensamento “Na Natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, encampamos a ideia e estamos aqui em momento de recriação. Vivemos em processo. Portanto, para entender algumas realidades devemos voltar um pouco no tempo e enxergar como algumas histórias começaram. Nem sempre o presente é causa do passado nem terá o futuro como consequência, mas conhecer a linha do tempo nos dá visibilidade da trajetória percorrida, bem como nos possibilita destacarmos a colaboração de alguns colegas em iniciativas pioneiras.
Downloads
Referências
Não se aplica.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Attribution 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).