Mate y Arcilla (2003) e Brukman Bajo Control Obrero (2023)

imagens de utopia e transformação na cobertura das fábricas recuperadas argentinas

Palavras-chave: Utopia, Cinema Documentário, Fábricas Recuperadas

Resumo

O presente trabalho busca discutir as particularidades da representação das lutas sociais no cinema documentário a partir da experiência das fábricas recuperadas na Argentina narrada nos filmes Mate y Arcilla: Zenon bajo control obrero (2003) e Brukman bajo control obrero (2003). Em um contexto de resistência da classe trabalhadora diante dos impactos da forte crise econômica e de perdas bruscas de postos de trabalho, a retomada do controle e da produção de fábricas abandonadas pelo patronato foi a saída encontrada pelos trabalhadores para se manterem produzindo e vivendo dignamente. A partir da análise dos filmes, foi possível perceber como as narrativas documentais apontam para processos de consciência utópicos mobilizados pelos operários que protagonizaram uma nova forma de organização do trabalho pautada na autogestão e no controle coletivo dos processos de produção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Barreto Catalan, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutorando em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Membro do grupo de pesquisa Representações Sociais: arte, ciência e ideologia.

Rodrigo Oliveira Lessa, IF Baiano

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor do IF Baiano, Campus Alagoinhas.

Anderson de Jesus Costa, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Membro do  do grupo de pesquisa Representações Sociais: arte, ciência e ideologia.

Publicado
2023-12-04
Seção
Artigos