Mate y Arcilla (2003) e Brukman bajo control obrero (2003): imagens de utopia e transformação na cobertura das fábricas recuperadas argentinas
Resumo
O presente trabalho busca discutir as particularidades da representação das lutas sociais no cinema documentário a partir da experiência das fábricas recuperadas na Argentina narrada nos filmes Mate y Arcilla: Zenon bajo control obrero (2003) e Brukman bajo control obrero (2003). Em um contexto de resistência da classe trabalhadora diante dos impactos da forte crise econômica e de perdas bruscas de postos de trabalho, a retomada do controle e da produção de fábricas abandonadas pelo patronato foi a saída encontrada pelos trabalhadores para se manterem produzindo e vivendo dignamente. A partir da análise dos filmes, foi possível perceber como as narrativas documentais apontam para processos de consciência utópicos mobilizados pelos operários que protagonizaram uma nova forma de organização do trabalho pautada na autogestão e no controle coletivo dos processos de produção.
Downloads
Referências
BLOCH, Ernst. O princípio esperança. Rio de Janeiro: EdUERJ; Contraponto, 2005, V.1. CATALAN, Lucas Barreto. O Fruto Proibido: imagens das fábricas recuperadas argentinas. 2017. 137f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017.
DAVALOS, Patrícia; PERELMAN, Laura. Respuestas al neoliberalismo em Argentina. Política y Cultura, México, n. 24. 2005.
FERNANDEZ, Yury; MILLAHUAL, Delícia; RIGHINI, Juan Carlos. Brukman: A 12 años de la toma de la fábrica. La Izquierda Diario, Buenos Aires, Movimento Obrero, 27 dec. 2013. Entrevista realizada pela equipe do Jornal La Izquierda Diario.
FERRARI, Andrés; CUNHA, André. As origens da crise argentina: uma sugestão de interpretação. Economia e Sociedade, Campinas, v. 17, n.2. 2008.
FESTI, Ricardo. Zanon, fábrica sem patrão: um debate sobre classismo e controle operário na vanguarda operária. Dissertação de mestrado. Campinas, SP. 2010.
MEYER, Laura; CHAVES, María. Aires de Libertad: Zanón bajo gestión obrera”. Revista OSAL, Buenos Aires, ano IX, n. 24, p. 115-142, out. 2008.
NICHOLS, Bill. La Representación de la realidade. Cuestiones y conceptos sobre el documental. Barcelona: Paidós, 1997.
PATROUILEAU, Maria Mercedes. Historicidad e identidad colectiva en la gestión obrera de Zanón, Neuquén. 2009. 209f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Facultad de Ciencias Sociales Universidad de Buenos Aires, Buenos Aires, 2009. Orientador: Alberto L. Bialakowsky.
RAMOS, Fernão P. Mas afinal...o que é mesmo o documentário? São Paulo: SENAC, 2008.
Referências Audiovisuais
BRUKMAN BAJO Control Obrero. Produção e Direção de Carlos Pronzato. Buenos Aires, LA MESTIZA AUDIOVISUAL, 2003.
MATE Y ARCILLA: Zenon Bajo control obrero. Produção e direção dos grupos Ak Kraak e Alavío. Buenos Aires, AK KRAAK E ALAVÍO, 2003.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam na Especiaria: Cadernos de Ciências Humanas concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais de seus artigos e concedem à revista o direito exclusivo de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado simultaneamente sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY), que permite o compartilhamento e adaptação do trabalho, desde que a autoria e a publicação original nesta revista sejam devidamente reconhecidas.
A menção de Copyright © Especiaria: Cadernos de Ciências Humanas refere-se ao fato de que a revista detém os direitos relacionados à publicação e à distribuição do conteúdo publicado, mas não restringe os direitos autorais retidos pelos autores.
Os autores têm permissão e são incentivados a compartilhar e distribuir seus trabalhos on-line (ex.: em repositórios institucionais, redes acadêmicas ou suas páginas pessoais), pois isso pode contribuir para um impacto maior e um aumento das citações do trabalho publicado.
Qualquer reutilização ou redistribuição do trabalho por terceiros deve seguir os termos da Licença CC BY, garantindo o devido crédito aos autores e à Especiaria: Cadernos de Ciências Humanas (Veja O Efeito do Acesso Livre).