Compreendendo a fenomenologia transcendental de E. Husserl
Resumo
Diante das dificuldades que envolvem a análise e o exercício do pensar próprios da fenomenologia pura, quando exige do estudante e do professor um nível de inteligibilidade distante do modo natural de pensar, busca-se apresentar aqui uma via metodológica de discussão que visa conduzir a um movimento didático de reflexão em vista de uma compreensão introdutória à fenomenologia transcendental de E. Husserl. Parte-se de informações históricas do debate científico-filosófico e epistemológico presente no ambiente cultural europeu do séc. XIX e início do séc. XX, onde se destaca a controvérsia em torno do psicologismo e antipsicologismo, e de informações histórico-conceituais motivadoras do percurso investigativo husserliano. A partir daí é que são apresentados os principais conceitos estruturadores da fenomenologia pura de Husserl, que requer, para compreendê-la, uma radical mudança de hábito no modo de ser do pensar natural.
PALAVRAS-CHAVE: Fenomenologia. Fenômeno. Fenomenologia transcendental. Intencionalidade.
Downloads
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Attribution 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).