Fenomenologia-hermenêutica das ciências naturais: inautenticidade e autenticidade
Resumo
No presente artigo, nossa meta principal é mostrar a possibilidade de desenvolvimento de uma hermenêutica das ciências naturais, pautada pela perspectiva fenomenológico-hermenêutica, considerando o modo de ser autêntico do Dasein. As imagens de ciência podem ser oriundas de uma perspectiva epistemológica ou de uma perspectiva ontológica. A primeira visa uma reconstrução racional da ciência. A segunda tem como objetivo investigar a origem, a gênese, da ciência e do fenômeno científico. Pretendemos tornar claro, considerando Kockelmans e sua tese de que o foco central da hermenêutica das ciências naturais é a tematização objetificante, que os autores que defendem o caráter hermenêutico das ciências naturais, não transitam na dimensão da existência autêntica. O trânsito no âmbito da autenticidade envolve questões e temas como a angústia, verdade, morte, tempo e história, enfim, envolvem os temas do nada e da finitude.
Downloads
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Attribution 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).