Ciência, verdade, invenção: uma reflexão sobre a questão da ciência em Heidegger e Derrida
Resumo
O presente texto tem como objetivo assinalar de forma resumida algumas posições centrais apresentadas por Martin Heidegger e Jacques Derrida acerca da ciência. Três eixos norteiam a apresentação, a saber, a análise do modo do procedimento científico, a relação entre ciência e técnica e a crítica ao projeto de unificação totalizante e teleológico da filosofia, em contraponto à pluralidade das ciências. Os dois primeiros pontos são pensados a partir das reflexões de Heidegger, em momentos diferentes de seu pensamento. O terceiro ponto visa apresentar a posição de Derrida em uma conferência acerca da relação entre ciência e filosofia em um horizonte de perplexidade em relação ao recrudecimento do irracionalismo.
Downloads
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Attribution 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).