Wittgenstein sobre o método da filosofia: esclarecimento da linguagem pela linguagem
Resumo
O presente artigo esboça, muito brevemente, a proposta wittgensteiniana sobre o que ele considera ser o método correto na filosofia, ou seja, o esclarecimento da linguagem pela própria linguagem e como, por meio deste, os problemas epistemológicos podem ser revistos. Este modelo corresponde ao segundo método da filosofia de Wittgenstein, pós-1929. Na primeira seção expomos o que Wittgenstein considera ser o erro do filósofo em relação ao cientista e na segunda seção, uma análise do uso da palavra “saber”. Estas duas seções pretendem dar uma caracterização do entorno da filosofia wittgensteiniana tardia e, como dissemos, expor o método por ele proposto.
Downloads
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Attribution 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).