Reflexões sobre a inteligência emocional: possíveis contribuições para o exercício docente
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de pesquisa de iniciaç΄o cient£fica, que teve como tema a influência da Inteligência emocional do/ no fazer docente e, como objetivo geral, investigar a influência da afetividade do e no fazer docente a partir das contribuiç¦es das pesquisas sobre o construto da Inteligência Emocional (IE) aplicadas à Educaç΄o. Como objetivos espec£ficos, propusemos situar a Inteligência Emocional como habilidade; identificar, em diversos estudos, resultados que se refiram ao impacto do construto da IE no fazer docente; identificar, a partir dos dados coletados nessa pesquisa, argumentos que evidenciem ou refutem a influência da IE na Educaç΄o. Trata-se de uma pesquisa de corte qualitativo, que assume os pressupostos te½rico-metodol½gicos da Pesquisa bibliogr΅fica e da pesquisa documental, assim como da an΅lise de conte€do simplificada como técnica para a an΅lise dos dados. Os resultados sugerem que as habilidades da IE s΄o relevantes para o fazer docente. Por isso, faz-se mister fomentar pesquisas nessa ΅rea e promover meios para que o docente possa desenvolver e/ou aprimorar a sua IE.
Downloads
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Attribution 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).