O ato fotográfico no poema “Ópera de pássaros”
Resumo
O artigo analisa o ato fotográfico descrito no poema “Ópera de pássaros”, de Chacal (2002; 2007), a partir da retrospectiva do realismo da fotografia empreendida por Dubois (1994). O teórico baseia-se na relação da fotografia com as noções da tríade do signo (ícone, símbolo, índice) e apresenta os posicionamentos de críticos e teóricos sobre o princípio da realidade – a fotografia como espelho do real, como transformação do real e como traço do real. Fundamentando-se no texto de Dubois para a análise, o poema mostrou-se liricamente construído nos três eixos de pensamentos acerca do ato fotográfico, permitindo, portanto, sua correlação.
Downloads
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Attribution 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).