Vida / Morte, Morte / Vida: Temas e tarefas na recepção de Adonias Filho
Resumo
A recepção da obra de Adonias Filho é uma tarefa em contínua reinvenção. Há diversas atividades que demandam séria atenção de pesquisadores, para que tanto estereótipos e leituras apressadas sejam superados, quanto se fomente um maior número de leitores e intérpretes. Neste artigo, algumas dessas atividades são indicadas, principalmente aquelas que lidam com a redescoberta das fontes impressas, especialmente jornais e revistas. Por meio dessas fontes, podemos acessar informações sobre as variadas ocupações de Adonias Filho durante sua vida como escritor, crítico literário, gerente de equipamentos públicos culturais, político e ideólogo, entre tantas outras. Tais materiais, pouco explorados pelos pesquisadores, projetam um chamamento para se compreender as complexidades de um intelectual nos trópicos durante o século XX.
Downloads
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Attribution 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).