Os sítios arqueológicos em Dunas de Guamaré, Rio Grande do Norte
Resumo
O objetivo deste artigo é discutir os resultados obtidos no transcorrer das pesquisas arqueológicas desenvolvidas no município de Guamaré, Estado do Rio Grande do Norte. Por meio das pesquisas realizadas foi possível avançar signi cati- vamente no conhecimento sobre o passado dessa região e dos povos que a ocuparam, em especial algumas das mudanças ambientais ocorridas nos últimos milênios nessa área e caracterizar aspectos tecnotipológicos das indústrias líticas e cerâmicas dos diversos grupos que ali se instalaram desde o período pré-colonial. Esses resultados foram possíveis porque a área pesquisada foi intensamente ocupada por grupos humanos que deixaram como testemunho a presença de 34 sítios arqueológicos.
Downloads
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Attribution 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).