A ocupação pré-colonial da Bacia do Rio Madeira: novos dados e problemáticas associadas
Resumo
A riqueza e importância arqueológica da Bacia do rio Madeira é apontada há bastante tempo, mas somente nas duas últimas décadas é que ocorreu aumento signi cativo de pesquisas sistemáticas no vasto território cortado por essa importante via hidrográ ca, sobretudo ligada ao licenciamento ambiental. Essas pesquisas corro- boraram dados iniciais que indicavam grande diversidade arqueológica da região e uma ocupação humana que remonta ao início do período holocênico. Apresentamos aqui resultados de pesquisas arqueológicas na bacia do alto/médio Madeira, que têm contribuído para testar importantes modelos sobre ocupação e evolução histórico- -cultural nessa ampla região ao longo de todo o Holoceno.
Downloads
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Attribution 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).