Cronologia e dinâmica entre práticas funerárias de onze Sambaquis do Paraná e Santa Catarina (4951 - 3860 AP)
Resumo
Este trabalho se dedica a apresentar os resultados atualizados da dissertação defendida pelo autor em 2015. Ele contém uma sistematização e pesquisa por padrões funerários em treze sambaquis do litoral dos estados de Santa Catarina e Paraná entre 4951 e 3860 AP, abrangendo as baías de Paranaguá/Guaraqueçaba (Paraná) e da Babitonga (Santa Catarina). A partir da de nição de associações entre práticas mortuárias distintas, relações sociais e trocas simbólicas puderam ser exploradas. A paisagem construída ressalta um litoral comunicante e religioso, com interesses se desenvolvendo nas atividades funerárias extragrupais e que apontam, necessaria- mente, para uma dinâmica cultural intensa.
Downloads
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Attribution 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).