Entre fatores ambientais e culturais: arqueologia no litoral do Piauí desde os anos 1990
Resumo
O estudo de ocupações no litoral nordestino, particularmente na porção setentrional, tornou-se um fértil campo de pesquisa arqueológica a partir da década de 1990. O surgimento de pesquisas arqueológicas nessa região contrasta com o avanço das especulações turística e imobiliária, num contexto socioeconômico que também evidenciou a destruição de diversos sítios arqueológicos. No estado do Piauí, a partir de 1996 ocorre um uxo de pesquisas contínuo que foi ampliado no ano de 2008 com a criação do curso de bacharelado em Arqueologia e Conservação de Arte Rupestre na Universidade Federal do Piauí. Os trabalhos desenvolvidos nessa área do litoral nordestino abordam aspectos como arqueologia da paisagem, indústrias líticas, material cerâmico, materiais históricos, geoarqueologia e ensejam problemáticas de pesquisa diversi cadas no contexto da arqueologia piauiense, por vezes relacionando-se com o estudo de ocupações litorâneas em outros estados nordestinos ou de outras regiões.
Downloads
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Attribution 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).