Quando os condenados da terra conquistam mundos?
Resumo
Trata-se de uma abordagem em torno da interferência de impérios europeus em aspectos culturais e religiosos de povos colonizados, na obra literária Things fall apart, (O mundo se despedaça) de Chinua Achebe, em leitura complementada nas descrições e relatos históricos de Frantz Fanon, em Os condenados da terra, e de Tzvetan Todorov, em A conquista da América. Espera-se constatar a representação da interferência violentadora e predominante de impérios ocidentais, com destaque para o britânico e o espanhol, por meio do poderio militar, e a imposição religiosa cristã branca aos povos subjugados que foram silenciados ao longo desse processo. A pesquisa fundamenta-se nos conceitos de outrização (SPIVAK, 1985) e de outrização produtiva (CARVALHO, 2012), no que concernem aos esforços ou negligências no (des)entendimento cultural com suas ocorrências na narrativa literária destacada.
Downloads
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Attribution 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).