Memorial Adonias Filho: patrimônio e memória em Itajuípe
Resumo
Este trabalho procura indicadores para o desenvolvimento local, na cidade
de Itajuípe, no sul da Bahia, a partir dos resultados de estudo realizados no Curso de Mestrado em Cultura e Turismo, na Universidade Estadual de Santa Cruz, com a dissertação: Uma interpretação cultural para o turismo: patrimônio adoniano.
Contempla a experiência de salvaguardar o acervo do escritor Adonias Filho, bem como a preservação da sua memória por meio dos patrimônios material e imaterial existentes no Memorial Adonias Filho; discute ainda esse Memorial sob a perspectiva da formação do leitor a partir do trabalho realizado no município e a significação da escrita para as gerações futuras. Além dessas análises, fará uma retrospectiva do trabalho desenvolvido, ao longo de cinco anos de abertura de casa e o relacionamento entre a comunidade local o patrimônio e memória representada na obra.
Downloads
Este artigo está licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). Os autores retêm os direitos autorais e concedem à revista o direito exclusivo de primeira publicação. Esta licença permite o uso, compartilhamento, adaptação e reprodução do conteúdo, desde que seja atribuída a autoria original e a fonte.