Memorial Adonias Filho: patrimônio e memória em Itajuípe

  • Silmara Oliveira
Palavras-chave: Patrimônio, comunidade local, gestão cultural.

Resumo

Este trabalho procura indicadores para o desenvolvimento local, na cidade
de Itajuípe, no sul da Bahia, a partir dos resultados de estudo realizados no Curso de Mestrado em Cultura e Turismo, na Universidade Estadual de Santa Cruz, com a dissertação: Uma interpretação cultural para o turismo: patrimônio adoniano.
Contempla a experiência de salvaguardar o acervo do escritor Adonias Filho, bem como a preservação da sua memória por meio dos patrimônios material e imaterial existentes no Memorial Adonias Filho; discute ainda esse Memorial sob a perspectiva da formação do leitor a partir do trabalho realizado no município e a significação da escrita para as gerações futuras. Além dessas análises, fará uma retrospectiva do trabalho desenvolvido, ao longo de cinco anos de abertura de casa e o relacionamento entre a comunidade local o patrimônio e memória representada na obra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silmara Oliveira

Coordenadora do Memorial Adonias Filho (Itajuípe, Bahia)
Licenciada em Letras (UESC)

Publicado
2017-06-19
Como Citar
Oliveira, S. (2017). Memorial Adonias Filho: patrimônio e memória em Itajuípe. Especiaria: Cadernos De Ciências Humanas, 16(29), 216-224. Recuperado de https://periodicos.uesc.br/index.php/especiaria/article/view/1546