Luanda Beira Bahia: o olhar romanesco de Adonias Filho para culturas comparadas (a África)
Resumo
A presente comunicação revisita a obra de Adonias Filho, intitulada Beira, Luanda e Bahia. O estudo faz uma breve análise sociocultural da obra, concentrando-se particularmente no cruzamento entre aspectos históricos, literários e culturais. O estudo descreve a presença constante do mar, do hibridismo cultural, da convivência e identidades multiétnicas, mistas e crioulas, a heterogeneidade e a diáspora nesta obra, em última instância incidindo sobre os principais elementos comuns e/ou aspectos que ligam e aproximam a Beira de Moçambique, a Luanda de Angola e a Bahia do Brasil, a saber, a língua que nos une e que ao mesmo tempo nos separa. O estudo argumenta que esta obra literária permite- nos fazer grandes voos, principalmente através do Atlântico, mas também do Índico, reflectindo sobre a ligação entre os três continentes, Europeu, Americano e Africano, por meio de um passado comum de colonização e a presença constante de África nesta obra.Downloads
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Attribution 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).