Trágico ou espetáculo monstruoso? Categorias aristotélicas na obra Memórias de Lázaro, de Adonias Filho
Resumo
A proposta do trabalho é analisar a obra ficcional Memórias de Lázaro, de Adonias
Filho, isto é, averiguar se na obra referida haveria elemento trágico ou espetáculo monstruoso. Considerando o forte apelo emocional constituinte da mesma, a saber, as passagens e alusões textuais, que comumente são referidas enquanto trágicas. No recurso da inflexão, utilizado para verificar a obra adoniana, considerar-se-á os elementos do trágico e do monstruoso, da catástrofe, do reconhecimento e da peripécia, do nó e do desenlace, presentes na Poética, aristotélica.
Downloads
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Attribution 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).