Barbárie e civilização na trilogia do cacau de Adonias Filho: vingança, violência e morte
Resumo
O trabalho, de cunho descritivo-bibliográfico, tem como principal objetivo
analisar a perspectiva da barbárie-civilização, com base em Tzvetan Todorov (2010),
nos personagens da chamada trilogia do cacau – a saber: Os servos da morte (1986),
Memórias de Lázaro (1970) e Corpo Vivo (1989) –, de Adonias Filho. Para tanto, estabelecemos
o contraponto entre a imagem simbólica do “fruto de ouro”, comumente
propagada na sociedade grapiúna contemporânea, e as representações fundacionais
adonianas, baseadas em vingança, violência e morte. Espera-se que este trabalho
promova discussões outras acerca dessa imagem promovida, diferenciando-a do
modo de elevação e glória pertencentes a esse imaginário sul-baiano.
Downloads
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Attribution 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).