Leituras de Corpo vivo, identidades híbridas por escrito
Resumo
Estudo o romance Corpo vivo, de autoria do escritor baiano Adonias Filho.
Esse romance, ao mesmo tempo em que atualiza uma corrente forte na ficção brasileira
– o indianismo, providencia uma visão problematizada da ocupação econômica
da região sul do Estado da Bahia. A cultura do cacau, uma das mais ricas culturas
agrícolas do início do século XX, no país, oferece oportunidade de o romancista
investigar o modo de civilização, organização política, encontro de culturas, configurados
em torno da urgência das lavouras cacaueiras. Por isso, faz-se oportuno o
uso da nomenclatura teórica em voga no início do século XXI, notadamente, o póscolonialismo
e o agenciamento.
Downloads
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam na Especiaria: Cadernos de Ciências Humanas concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais de seus artigos e concedem à revista o direito exclusivo de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado simultaneamente sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY), que permite o compartilhamento e adaptação do trabalho, desde que a autoria e a publicação original nesta revista sejam devidamente reconhecidas.
A menção de Copyright © Especiaria: Cadernos de Ciências Humanas refere-se ao fato de que a revista detém os direitos relacionados à publicação e à distribuição do conteúdo publicado, mas não restringe os direitos autorais retidos pelos autores.
Os autores têm permissão e são incentivados a compartilhar e distribuir seus trabalhos on-line (ex.: em repositórios institucionais, redes acadêmicas ou suas páginas pessoais), pois isso pode contribuir para um impacto maior e um aumento das citações do trabalho publicado.
Qualquer reutilização ou redistribuição do trabalho por terceiros deve seguir os termos da Licença CC BY, garantindo o devido crédito aos autores e à Especiaria: Cadernos de Ciências Humanas (Veja O Efeito do Acesso Livre).