A superação do niilismo a partir da estética do horror em Lovecraft e Nietzsche
Resumo
Propõe-se relacionar o discurso metafórico/poético do escritor norteamericano Howard Phillips Lovecraft com o discurso conceitual/crítico do filósofo alemão Friedrich Nietzsche para abordar a superação do niilismo dentro do gênero de literatura fantástica chamado “horror cósmico”. A partir do cotejamento dos contos de Lovecraft, com ênfase em O Chamado de Cthulhu (2014), esperase relacionar sua mitologia sombria com o princípio criativo da superação da tragicidade humana elaborada por Nietzsche. Nesse sentido, pensar as deidades lovecraftiana e o dionisíaco nietzschiano nos leva a refletir sobre a superação do niilismo a partir da mitologia contemporânea.
Downloads
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam na Especiaria: Cadernos de Ciências Humanas concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais de seus artigos e concedem à revista o direito exclusivo de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado simultaneamente sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY), que permite o compartilhamento e adaptação do trabalho, desde que a autoria e a publicação original nesta revista sejam devidamente reconhecidas.
A menção de Copyright © Especiaria: Cadernos de Ciências Humanas refere-se ao fato de que a revista detém os direitos relacionados à publicação e à distribuição do conteúdo publicado, mas não restringe os direitos autorais retidos pelos autores.
Os autores têm permissão e são incentivados a compartilhar e distribuir seus trabalhos on-line (ex.: em repositórios institucionais, redes acadêmicas ou suas páginas pessoais), pois isso pode contribuir para um impacto maior e um aumento das citações do trabalho publicado.
Qualquer reutilização ou redistribuição do trabalho por terceiros deve seguir os termos da Licença CC BY, garantindo o devido crédito aos autores e à Especiaria: Cadernos de Ciências Humanas (Veja O Efeito do Acesso Livre).