Nota sobre o vocabulário do movimento nas Leis da Natureza dos Princípios de Descartes
Resumo
Este artigo explora o vocabulário do movimento construído por Descartes para apresentar as três leis do movimento e as sete regras sobre a colisão entre dois corpos que se encontram no texto dos Princípios. O artigo explica em que sentido se diz que o movimento é modo recíproco de dois corpos vizinhos. Explica, também, como o movimento, sendo um modo, pode possuir um modo, sua determinação. Por fim, o artigo especula se este vocabulário sustenta uma concepção ocasionalista do movimento de colisão de corpos. Para isso, explora o uso da expressão quantum in se est nas leis da natureza.
Downloads
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Attribution 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).