Identidade Cultural em Nove noites, de Bernardo Carvalho

  • Fábio Figueiredo Camargo PUC Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Fábio Palmeira Eleutério

Resumo

Análise de Nove noites, de Bernardo Carvalho, a partir do conceito de identidade, teorizado por Stuart Hall. O sujeito pós-moderno pode ser lido de várias maneiras na narrativa, na qual encontramos um labirinto de informações, o que sugere dispositivos identitários que engendram personagens complexos e múltiplos. O romance propõe que a visão do outro sobre o sujeito é determinante para a interpretação da identidade. Há duas narrativas, uma, em forma de memória, e outra, como relato de experiência; as duas narram fatos sobre um mesmo personagem, com perspectivas diferentes, demonstrando a fluidez das identidades pós-modernas, comprovando que construções identitárias culturais não são estáveis.

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Biografia do Autor

Fábio Figueiredo Camargo, PUC Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Doutor em Literaturas de Língua Portuguesa pela PUC Minas Professor de Literatura Brasileira na Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Publicado
2016-08-18
Como Citar
Camargo, F., & Eleutério, F. (2016). Identidade Cultural em Nove noites, de Bernardo Carvalho. Especiaria: Cadernos De Ciências Humanas, 15(27), 77-105. Recuperado de https://periodicos.uesc.br/index.php/especiaria/article/view/1121
Seção
Artigos de Fluxo Contínuo