A tela pós-moderna e o pauvre lisant: reflexões em torno da diversidade cultural e do declínio da literatura

  • Adelaine LaGuardia Universidade Federal de Minas Gerais
  • Rafaela Kelsen Dias Universidade Federal de São João Del-Rei

Resumo

Com o advento dos Estudos Culturais a partir da segunda metade do século XX, o olhar acadêmico se lança de modo direto às culturas marginalizadas. Tal atenção passa a ser encarada pelas alas mais conservadoras como verdadeira ameaça a objetos culturais canônicos e também como conivência à lógica capitalista supostamente envolta em muitas produções da intitulada “baixa cultura”. Buscando problematizar tal dilema, especialmente dentro do universo da literatura, o presente artigo analisa como a ascensão da figura que denominamos pauvre lisant, concomitante à paulatina descoberta da escrita produzida pelas margens, irá delinear os controversos trajetos percorridos pela literatura em tempos pós-modernos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adelaine LaGuardia, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais; Professora Associada de Literaturas em Inglês da Universidade Federal de São João Del-Rei.

Publicado
2016-08-18
Como Citar
LaGuardia, A., & Kelsen Dias, R. (2016). A tela pós-moderna e o pauvre lisant: reflexões em torno da diversidade cultural e do declínio da literatura. Especiaria: Cadernos De Ciências Humanas, 15(27), 13-25. Recuperado de https://periodicos.uesc.br/index.php/especiaria/article/view/1118
Seção
Artigos de Fluxo Contínuo