A tela pós-moderna e o pauvre lisant: reflexões em torno da diversidade cultural e do declínio da literatura

  • Adelaine LaGuardia Universidade Federal de Minas Gerais
  • Rafaela Kelsen Dias Universidade Federal de São João Del-Rei

Résumé

Com o advento dos Estudos Culturais a partir da segunda metade do século XX, o olhar acadêmico se lança de modo direto às culturas marginalizadas. Tal atenção passa a ser encarada pelas alas mais conservadoras como verdadeira ameaça a objetos culturais canônicos e também como conivência à lógica capitalista supostamente envolta em muitas produções da intitulada “baixa cultura”. Buscando problematizar tal dilema, especialmente dentro do universo da literatura, o presente artigo analisa como a ascensão da figura que denominamos pauvre lisant, concomitante à paulatina descoberta da escrita produzida pelas margens, irá delinear os controversos trajetos percorridos pela literatura em tempos pós-modernos.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Adelaine LaGuardia, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais; Professora Associada de Literaturas em Inglês da Universidade Federal de São João Del-Rei.

Publiée
2016-08-18
Comment citer
LaGuardia, A., & Kelsen Dias, R. (2016). A tela pós-moderna e o pauvre lisant: reflexões em torno da diversidade cultural e do declínio da literatura. Especiaria : Cahiers Des Sciences Humaines, 15(27), 13-25. Consulté à l’adresse https://periodicos.uesc.br/index.php/especiaria/article/view/1118