Pensando o trabalho no turismo: sobre servilismo e precarização das relações trabalhistas na prestação de serviços turísticos
Resumo
Este artigo propõe uma reflexão sobre as condições de trabalho dos prestadores de serviços turísticos, trabalhadores muitas vezes desvalorizados, padronizados e submetidos a trabalho precário. Primeiro, estão identificados os aspectos que padronizam o comportamento dos trabalhadores, tornando-os servis pela exigência de solicitude nos serviços turísticos, bem como definida e contextualizada a precariedade como meio de controle social dos empregados. Em seguida, estão descritos os modos recorrentes de precarização no turismo e apresentadas algumas estimativas da informalidade do trabalho no turismo do Brasil. Nas conclusões, são destacados os limites impostos à economia do turismo advindos destas questões e apresentadas sugestões aplicáveis à superação do desafio de condições de trabalho mais humanas.
Downloads
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Attribution 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).