Repensando o ensino de língua inglesa: o papel do inglês como língua franca nos materiais didáticos do curso LEA-NI

  • Raquel Barbosa Galvão Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC
Palavras-chave: Materiais didáticos. Inglês como Língua Franca. Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais.

Resumo

Este artigo busca reconhecer a importância de materiais didáticos que abordem o Inglês como Língua Franca (ILF) no contexto do curso de Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais - LEA-NI, considerando que os estudantes desse curso buscam interações globais e interculturais em suas futuras trajetórias profissionais. Adicionalmente, tem como objetivo apresentar a adaptação de atividades do livro Market Leader - Pre Intermediate Course, a qual procurou incorporar uma abordagem mais inclusiva, valorizando o inglês como língua franca e reconhecendo a diversidade linguística e cultural. Para conduzir esta pesquisa, adotamos o paradigma qualitativo, com abordagem bibliográfica e exploratória, fundamentando-nos em teorias de autores como Gimenez et al. (2015), Seidlhofer (2011), Figueiredo; Siqueira (2021), Kachru (1985) e outros. Diante disso, a pesquisa destaca a necessidade contínua de revisões criteriosas nos materiais didáticos utilizados no curso LEA- NI da UESC, visando aprimorar significativamente o processo de aprendizagem dos alunos em um contexto globalizado e intercultural.

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Publicado
2024-01-02