https://periodicos.uesc.br/index.php/calea/issue/feed C@LEA - Cadernos de Aulas do LEA 2022-12-20T18:21:28-03:00 Tatiany Pertel Sabaini Dalben tpsdalben@uesc.br Open Journal Systems <p>A C@lea é uma revista em suporte online que publica artigos inéditos, traduções de artigos já publicados - com a devida autorização dos autores - e resenhas voltadas ao debate sobre as negociações internacionais nas suas várias manifestações: linguística, sociocultural, política e econômica, tais como: o papel das línguas estrangeiras; tradução e interpretação; estudos (inter)culturais; cooperação internacional; relações internacionais; comércio exterior; turismo, entre outros.</p> https://periodicos.uesc.br/index.php/calea/article/view/3504 Estudar "dentro" ou "fora"? Experiências de engajamento e percepção da qualidade no ensino superior em diferentes contextos educacionais 2022-12-20T18:21:03-03:00 Carla Cristina Queiroz carlamal@hotmail.com <p>Apesar da suposição geral de que estudar em universidades no exterior do país é uma experiência educacional mais positiva e enriquecedora, poucas evidências empíricas conseguem provar a diferença entre ambas opções. Este artigo apresenta os resultados de um estudo comparativo que envolveu 1010 estudantes angolanos “em casa” (em Angola) e “no exterior” (em Cuba, Portugal e Reino Unido) sobre as suas experiênias de engajamento e percepções da qualidade no ensino superior. Para este estudo utilizou-se uma abordagem quantitativa, através de um inquérito que explorou nove escalas psicométricas, adaptadas do <em>National Survey on Student Engagement</em> (NSSE) dos EUA. Os resultados mostram diferenças estatisticamente significativas em todas as nove escalas, com os estudantes angolanos no exterior do país a apresentarem avaliações mais positivas. Essas diferenças consistem, predominantemente, em: (a) percepção da qualidade do ensino, currículo e avaliação (Angola 54,2 contra 81,3 no contexto internacional); (b) percepção da qualidade dos recursos institucionais e infraestruturas (Angola 32,3 comparada com 78); (c) satisfação geral com a experiência educacional (Angola 53,9 comparada a 73,4).</p> 2022-12-20T16:36:02-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uesc.br/index.php/calea/article/view/3516 Article d'opinion: un genre pour développer la capacité argumentative en écriture des futurs négociateurs internationaux 2022-12-20T18:21:06-03:00 Jocilene Santana Prado jociprado@yahoo.com.br Hyanna Caroline Medeiros hyanna.medeiros@usp.br <p>Este artigo visa propor a implementação de um dispositivo didático capaz de aperfeiçoar as capacidades argumentativas dos futuros negociadores internacionais em Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais (LEA.NI). Defendemos a importância da entrada na escrita através dos gêneros textuais a fim de fomentar nos aprendizes a aquisição das capacidades linguageiras no âmbito do letramento acadêmico. Baseamo-nos no modelo didático proposto por Dolz e Schneuwly (2004). Apresentamos inicialmente o contexto universitário – o curso de Bacharelado em LEA.NI da Universidade Estadual de Santa Cruz; em seguida, concentramo-nos na importância de ensinar a escrever utilizando os gêneros textuais e, enfim, propusemos uma sequência didática para favorecer o desenvolvimento das capacidades argumentativas dos aprendizes em LEA.NI.</p> 2022-12-20T16:53:42-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uesc.br/index.php/calea/article/view/3492 Metaverso: benefícios mercadológicos e riscos psíquicos de uma ampla imersão da sociedade 2022-12-20T18:21:12-03:00 Camila Santos Gonçalves csgoncalves.lea@uesc.br Breno de Jesus Ferreira bjferreira.adt@uesc.br Márcio Antônio Leal Costa mlcosta@uesc.br <p>Os avanços ocorridos nas diversas áreas que compõem a dimensão Tecnologia da Informação e Comunicação permitiram o lançamento de produtos inovadores que revolucionam continuamente o viver em sociedade. Metaverso surge como ampliação dessa fronteira, prometendo uma ambiência de imersão virtual capaz de reproduzir digitalmente a forma de viver. Desenvolvendo uma nova dimensão de mercado com grandes expectativas de rentabilidade, igualmente se destaca pelos potenciais nocivos à saúde mental da sociedade. Frente a esse contexto dual, questiona-se se o crescimento do uso dos universos paralelos virtuais é positivo para a sociedade. Para responder, estabeleceu-se como objetivo refletir sobre os possíveis e prováveis efeitos mercadológicos e psíquicos para a sociedade da ampliação generalizada das vivências nos ambientes virtuais. Esta é uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa que empregou a técnica telematizada na busca de artigos e teses na base Periódicos Capes, além de periódicos especializados em Administração, Economia e Psicologia. Infere-se que essa exploração é economicamente positiva, mas necessita de urgente discussão social em busca de políticas públicas e legislação internacional que fomentem o despertar da consciência sobre os riscos e estabeleça padrões saudáveis de uso.</p> 2022-12-20T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uesc.br/index.php/calea/article/view/3590 Análise dos indicadores de sustentabilidade das cabanas de praia da BA 001 – Trecho da rodovia Ilhéus/Olivença-Bahia 2022-12-20T18:21:16-03:00 Pablo Roberto de Assis prassis@uesc.br Maurício Santana Moreau mmoreau@uesc.br Walter Fagundes Morales walterfm@terra.com.br Danusa Oliveira Campos danusa.campos@ufsb.edu.br <p>Em meio à discussão sobre a tentativa de retirar as cabanas de praia de todo o litoral brasileiro, estão as cabanas no Litoral Sul de Ilhéus, Bahia, representadas pela Associação dos Cabaneiros da Praia do Sul. Este trabalho tem como objetivo analisar o nível de sustentabilidade social, econômica e ambiental das cabanas da Rodovia BA 001, trecho Ilhéus-Olivença. A metodologia adotada foi a documental, utilizando as informações de questionário estruturado, aplicado pela Associação de Cabaneiros da Praia do Sul, juntamente aos representantes das 17 cabanas de praia associadas e em atividade. Ainda quanto à metodologia, para a análise dos indicadores foi utilizado o gráfico <em>Dashboard </em>que apresenta uma analogia a um painel de instrumentos, o que facilita a visualização dos níveis de sustentabilidade definidos previamente. Os resultados mostraram que a maioria dos gestores das cabanas são homens, com faixa etária superior a 31 anos e trabalham nesta atividade entre 10 e 20 anos. Quanto à análise dos indicadores de sustentabilidade, as dimensões social e ambiental atingiram o índice “Bom Baixo” e a dimensão econômica atingiu o nível “Bom Intermediário”, que demonstra que apesar de alcançar níveis considerados satisfatórios, estão longe do esperado, necessitando de melhoria em todos os indicadores.</p> 2022-12-20T17:49:47-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uesc.br/index.php/calea/article/view/3592 Contabilidade gerencial como ferramenta de gestão para propriedades rurais 2022-12-20T18:21:21-03:00 Edmilson Matos Nascimento emn.contabeis@uesc.br Leonildo de Souza Nunes ldsn.contabeis@uesc.br Pablo Roberto de Assis prassis@uesc.br Solange Rodrigues dos Santos Corrêa srdsc.contabeis@uesc.br <p>Tendo em vista a necessidade de apresentar a relação da contabilidade gerencial com a gestão rural, buscou-se avaliar a importância daquela como ferramenta de gestão em propriedades rurais. Para tanto, é necessário apresentar ferramentas dessa área da contabilidade que auxiliem no processo de gestão, verificar a importância da gestão na atividade rural e identificar desafios para a realização desse processo. Realizou-se, então, uma pesquisa bibliográfica através de livros, artigos científicos e sites. Diante disso, verificou-se a necessidade de aplicação das ferramentas da contabilidade gerencial na gestão rural, a relevância do uso da gestão rural para as propriedades rurais, e que há resistência e dificuldade de produtores quanto às práticas da gestão rural, o que demonstra a relevância da contabilidade como ferramenta de gestão nas propriedades rurais, oferecendo ferramentas que contribuem nos sentidos econômicos e financeiros.</p> 2022-12-20T18:17:52-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uesc.br/index.php/calea/article/view/3591 Como práticas ESG (Environmental, Social and Governance) em empresas de capital aberto afetam a percepção do investidor 2022-12-20T18:21:24-03:00 Danniel Alexandre Almeida Pinheiro Muniz daapmuniz.lea@uesc.br Lincoln Pinheiro Costa lpcosta.lea@uesc.br Naickely Monteiro Fernandes nmfernandes.lea@uesc.br <p>A luta pela preservação ambiental e por direitos humanos nasceu dos movimentos sociais, sensibilizou organizações internacionais e chegou ao mercado financeiro. Com a promessa de promover o desenvolvimento sustentável, direcionando recursos de investidores para empresas comprometidas com esses valores, o mercado financeiro oferece uma gama de índices compostos por ações de empresas ancoradas no tripé ESG: Environmental, Social and Governance. No âmbito ambiental, está em voga a noção de “capitalismo verde”, com empresas lucrando com a venda de créditos de carbono e promovendo a sustentabilidade mediante rigorosa compliance na cadeia produtiva. Socialmente, comprometem-se com pautas tais como o antirracismo, o feminismo e os direitos da população LGBTQIA+. Quanto à Governance, há preocupação com a transparência e direitos de acionistas minoritários. A presente pesquisa propõe, a partir de uma revisão bibliográfica, discorrer sobre o ESG e suas vantagens e apresentar uma crítica a fim de demonstrar os objetivos ideológicos imanentes à criação desses indicadores de mercado.</p> 2022-12-20T18:00:11-03:00 ##submission.copyrightStatement##