https://periodicos.uesc.br/index.php/calea/issue/feedC@LEA - Cadernos de Aulas do LEA2024-12-18T14:44:52-03:00Tatiany Pertel Sabaini Dalbentpsdalben@uesc.brOpen Journal Systems<div align="justify">A C@lea é uma revista em suporte online que publica artigos inéditos, traduções de artigos já publicados - com a devida autorização dos autores - e resenhas voltadas ao debate sobre as negociações internacionais nas suas várias manifestações: linguística, sociocultural, política e econômica, tais como: o papel das línguas estrangeiras; tradução e interpretação; estudos (inter)culturais; cooperação internacional; relações internacionais; comércio exterior; turismo, entre outros.</div>https://periodicos.uesc.br/index.php/calea/article/view/4249Cooperação internacional descentralizada: oportunidades e desafios para municípios2024-12-18T14:43:15-03:00Silvana Schimanskisilvana.schimanski@ufpel.edu.brLuana Menezesmenezes.luuuh@gmail.comNataniele Paim Schmutznatanieleschmutz@gmail.com<p>O objetivo deste trabalho é explorar as oportunidades e os desafios para a atuação municipal em cooperação internacional descentralizada (CID), entendida como iniciativas de cooperação estabelecidas por entes subnacionais. Enquanto as abordagens clássicas da cooperação internacional, no âmbito das Relações Internacionais concentram-se no papel dos Estados nacionais como protagonistas, o conceito de cooperação internacional descentralizada considera a atuação de atores como municípios, estados federados e outras instituições nos processos cooperativos. Por meio de um levantamento nos trabalhos publicados nos anais do evento de referência do campo das Relações Internacionais no Brasil (Encontros Nacionais da Associação Brasileira de Relações Internacionais), entre 2007 e 2023, busca-se responder à pergunta: quais as oportunidades e os desafios para a cooperação internacional descentralizada nos municípios? Quanto à metodologia, a pesquisa adota a abordagem qualitativa, por meio da consulta a fontes bibliográficas com a finalidade exploratória. Os resultados sugerem que as oportunidades consistem na identificação de intersecções entre o plano de gestão local e as agendas internacionais, e que os principais desafios estão no planejamento estratégico de tais ações e na sua institucionalização e operacionalização no âmbito local. Nota-se, ainda, que persiste uma relativa carência nas discussões sobre as relações internacionais dos municípios do interior do Brasil.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Relações Internacionais. Paradiplomacia. Internacionalização.</p>2024-12-17T08:47:38-03:00##submission.copyrightStatement##https://periodicos.uesc.br/index.php/calea/article/view/4420Línguas Estrangeiras Aplicadas: potências e desafios de um campo acadêmico e profissional emergente no Brasil2024-12-18T14:43:22-03:00Leandro Cristóvãoleandro.cristovao@cefet-rj.br<p>Neste texto, busco apresentar um campo de atuação acadêmica e profissional emergente na cena brasileira, o de Línguas Estrangeiras Aplicadas. Desde 2003, discentes, docentes e corpo administrativo constroem institucionalmente a história de quatro cursos de graduação brasileiros voltados a um saber aplicado e em sintonia com características do mundo contemporâneo. Destacam-se no presente texto as particularidades do Bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais (LEANI) do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), em especial o seu potencial para a formação de internacionalistas sensíveis às dinâmicas sociodiscursivas contemporâneas. Escrito em tom ensaístico, o texto pretende levantar potencialidades e desafios da formação em Línguas Estrangeiras Aplicadas e sinalizar ações a serem continuadas a fim de fortalecer o campo. </p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Línguas Estrangeiras Aplicadas. Contemporaneidade.</p>2024-12-18T08:25:23-03:00##submission.copyrightStatement##https://periodicos.uesc.br/index.php/calea/article/view/4241Breve análise sobre as estratégias de enfrentamento ao racismo estrutural em organizações multinacionais situadas no Brasil2024-12-18T14:43:27-03:00João Victor Andrade Santosjvasantos.lea@uesc.br<p>Este trabalho analisa as estratégias de enfrentamento ao racismo estrutural em organizações multinacionais operando no Brasil, sob a perspectiva dos direitos humanos. Em um contexto de globalização, onde a diversidade e a inclusão se tornam imperativos empresariais, este estudo analisa como as políticas de ações afirmativas são aplicadas e quais são os desafios e os resultados observados na prática. Através de uma abordagem qualitativa, que inclui revisão de literatura e estudo de casos, a pesquisa destaca como tais ações são agentes de mudança nesse cenário. O estudo conclui que, apesar dos esforços em implementar políticas antirracistas, ainda há um longo caminho a percorrer para a erradicação do racismo estrutural nas corporações. Propõe-se uma reflexão sobre a necessidade de estratégias mais integradas e uma cultura organizacional que valorize genuinamente a diversidade.</p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: Ambev. Coca-Cola. Nestlé. Diplomata corporativo. Racismo Estrutural.</p>2024-12-17T00:00:00-03:00##submission.copyrightStatement##https://periodicos.uesc.br/index.php/calea/article/view/4365Reflexos do Soft Power na mobilidade estudantil internacional2024-12-18T14:43:31-03:00Giulia Lini Sobral Conceiçãogiuliasobralc@gmail.comTiciana Grecco Zanon Mouratgzmoura@uesc.br<p>O poder da influência de um país pode ser comparado ao seu poderio militar, pois através dele pode-se também aumentar sua atração e relevância global. Este artigo tem como objetivo geral analisar os reflexos do <em>soft power</em> de um país na mobilidade estudantil internacional. Como objetivos específicos estão: compreender o processo da formação do <em>soft power</em> de um país; entender como se dá o uso da internacionalização universitária como ferramenta de política nacional; além de analisar os dados de <em>soft power</em> e mobilidade internacional a fim de entender se há algum tipo de correlação entre ambos. Os procedimentos metodológicos basearam-se em uma pesquisa descritiva quali-quantitativa, com análise teórica do <em>soft power</em>, internacionalização e mobilidade estudantil, juntamente com a análise dos dados do <em>Unesco Institute for Statistic, World Bank</em> e <em>Soft Power 30</em> para comparativo das informações. Como resultado, observa-se que há correlação entre a nota de <em>soft power</em> obtida pelos países e a sua atração de alunos internacionais.</p> <p><strong>Palavras-Chave: </strong><em>Soft Power</em>. Reputação. Mobilidade. Internacionalização Universitária.</p>2024-12-17T08:51:29-03:00##submission.copyrightStatement##https://periodicos.uesc.br/index.php/calea/article/view/4375A interculturalidade na indústria da moda: a influência euro-africana no vestuário afro-baiano2024-12-18T14:43:36-03:00Jean Gabriel Emidio dos Santosjeangabrielemidio@gmail.com<p>Esse estudo qualitativo, de cunho bibliográfico tem por objetivo abordar a comunicação existente entre moda e cultura, um processo de integração que é responsável pela criação de tendências e estilos, através da interculturalidade, visto que, isso ocorre por linguagem visual, motivada pela necessidade de indivíduos que querem expressar sua identidade, através de influências étnicas. A pesquisa também aborda a influência da globalização nos vestuários, a forma como a indústria da moda contribui para a propagação de produtos provenientes de outras culturas, criando uma difusão entre elas. A relevância deste trabalho está na análise da influência euro-africana presente na identidade da moda afro-baiana, a maneira como os estilos se difundiram para se adaptarem a um contexto social. Concluiu-se que a interculturalidade se faz presente na indústria da moda, dentro de um processo de interligação entre as identidades culturais, permitindo trocas que se misturam e dialogam entre si por meio das composições nos vestuários.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Afro-baiano. Moda. Cultura. Globalização. Identidade.</p>2024-12-18T08:09:16-03:00##submission.copyrightStatement##https://periodicos.uesc.br/index.php/calea/article/view/4384Entre fronteiras: crianças migrantes desacompanhadas detidas na travessia México-EUA2024-12-18T14:43:41-03:00Wanessa Alves Santoswanessanezza.20@gmail.com<p>A situação das crianças desacompanhadas detidas na fronteira do México-EUA ganhou destaque após a implementação da política migratória ‘‘Tolerância Zero’’ do governo de Donald Trump (2017-2020). Este estudo tem como propósito analisar como as políticas de imigração dos Estados Unidos contribuem para o encarceramento de crianças migrantes, utilizando a perspectiva construtivista das relações internacionais como referencial teórico. A crise das crianças migrantes na fronteira México-EUA envolve sérias violações dos direitos humanos devido a políticas rigorosas de imigração que resultam na detenção de crianças em condições difíceis. Este estudo procura entender as bases sociais e discursivas dessas políticas, e buscar alternativas mais humanitárias em conformidade com os padrões internacionais de direitos humanos. A metodologia adotada consiste em uma análise de revisão bibliográfica de dados acadêmicos. Nota-se que a aplicação da política ‘‘Tolerância Zero’’, trouxe consequências significantes à saúde física e mental das crianças, resultantes do cárcere em centros de detenções. A perspectiva construtivista demonstra que as políticas de imigração são influenciadas por discursos de segurança e identidade nacional, perpetuando práticas que marginalizam e prejudicam as crianças detidas. Embora algumas medidas de mitigação tenham sido implementadas pela administração Biden, elas são insuficientes para lidar com as necessidades das crianças migrantes.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Crianças migrantes. Fronteira México-EUA. Tolerância Zero. Políticas de Imigração. Construtivismo.</p>2024-12-18T08:27:28-03:00##submission.copyrightStatement##https://periodicos.uesc.br/index.php/calea/article/view/4385Turismo regenerativo na Bahia: um estudo de caso da aliança Futuri-iniciativa da ONG Conservação Internacional (CI-Brasil)2024-12-18T14:43:47-03:00Ana Luiza dos Santos Pradoalsprado.lea@uesc.brSamuel Leandro Oliveira Mattosslomattos@uesc.br<p>As crises ambientais e sociais crescentes destacam que a sustentabilidade sozinha não é suficiente para mitigar os impactos humanos. Em resposta, o turismo regenerativo surge como uma abordagem essencial para restaurar e equilibrar os sistemas socioambientais. Este estudo visa analisar como a Aliança Futuri, uma iniciativa da ONG Conservação Internacional (CI-Brasil), contribui para o desenvolvimento do turismo regenerativo na Bahia. Para isso, foi realizado um estudo qualitativo e descritivo, utilizando a técnica de estudo de caso. Observou-se que a Aliança Futuri exerce um impacto positivo significativo, desempenhando um papel crucial na promoção de um turismo educativo e inclusivo. A iniciativa envolve diversos atores, incluindo comunidades locais e povos indígenas, contribuindo para a preservação da cultura local e para a proteção da biodiversidade em áreas como o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos e a Mata Atlântica.</p> <p><strong>Palavras-Chave: </strong>Turismo regenerativo. Desenvolvimento regenerativo. Responsabilidade socioambiental. Sustentabilidade.</p>2024-12-18T08:31:55-03:00##submission.copyrightStatement##https://periodicos.uesc.br/index.php/calea/article/view/4390Development and Environment: struggles to strike a balance2024-12-18T14:43:57-03:00Raphael Santos Silvaraphaelscsantos@gmail.com<p>Nas últimas décadas, observou-se um aumento de iniciativas e documentos internacionais voltados à preservação do meio ambiente. Embora esses esforços defendam a sustentabilidade a nível mundial, eles enfrentam críticas por causa da tentativa de conciliar duas ideias opostas: desenvolvimento e sustentabilidade. Teóricos do pós-desenvolvimento questionam os pressupostos subjacentes ao desenvolvimento como uma construção ocidental e defendem a desmaterialização e decrescimento. Portanto, este estudo objetiva abordar as tensões do conceito de desenvolvimento sustentável, particularmente o conflito entre a proteção ambiental e os imperativos capitalistas. Em outras palavras, pretende-se desmistificar a aparente harmonia que o conceito mencionado estabelece e examinar a tensão entre a produção capitalista e a proteção ambiental. Ademais, busca-se refletir em que medida o conceito de sustentabilidade corre de perder sua credibilidade para tratar dos problemas ambientais e sociais genuínos e de perpetuar ideais ocidentais em vez de desafiá-los. Argumenta-se que a adoção de padrões ou metas sustentáveis por entidades privadas tem o propósito de suprimir demandas populares por mudanças sistêmicas profundas, enquanto mantém níveis de exploração de recursos necessários para o desenvolvimento no sistema capitalista. Finalmente, percebe-se que a forma de abordar a sustentabilidade para conciliá-la com a ideia de desenvolvimento leva à instrumentalização do meio ambiente.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Desenvolvimento. Sustentabilidade. Meio ambiente. Desenvolvimento sustentável.</p>2024-12-18T08:33:36-03:00##submission.copyrightStatement##https://periodicos.uesc.br/index.php/calea/article/view/4394A política externa do Gabão: do petróleo à diplomacia ambiental?2024-12-18T14:44:03-03:00Dorland Pohang Angoboulpohangdorland@gmail.com<p>O Gabão, país localizado na costa ocidental da África central, tem se destacado ultimamente por ser o primeiro país africano a receber pagamentos pelos serviços ecossistêmicos de suas florestas, denotando seus esforços na conservação da natureza e na proteção da biodiversidade. Esses esforços são resultados de uma combinação de políticas governamentais e iniciativas internacionais voltadas para a sustentabilidade ambiental. Um marco importante nessa trajetória foi a saída do país da OPEP em 1995, que indicou uma reorientação na política externa do Gabão, buscando maior autonomia na gestão de seus recursos petrolíferos e uma abordagem mais flexível em relação às políticas da organização internacional. Essa mudança pavimentou o caminho para uma transição gradual da dependência do petróleo para a valorização dos serviços ecossistêmicos das florestas. Utilizando a literatura seminal da análise de política externa, o presente artigo busca evidenciar como se chegou a tal momento da política externa do país e em que medida os imperativos de sustentabilidade passaram a permear o discurso do país na arena internacional. Elaborado através de uma pesquisa bibliográfica e documental, esta investigação estabelece uma breve história da política externa gabonesa de sua independência em 1960 até os dias atuais, analisando as mudanças que levaram o país a se posicionar como um líder africano em sustentabilidade ambiental.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Gabão. Política Externa do Gabão. Geopolítica do Petróleo. Diplomacia Ambiental.</p>2024-12-18T08:38:15-03:00##submission.copyrightStatement##https://periodicos.uesc.br/index.php/calea/article/view/4382Língua espanhola e culturas hispânicas para profissionais do turismo: o Mercado de Artesanato de Ilhéus2024-12-18T14:44:12-03:00Mayara Santos Trindade de Pazmstpaz.lea@uesc.brLudmila Scarano Barros Coimbralscoimbra@uesc.br<p>O turismo é uma atividade econômica relevante que gera empregos e renda, sendo organizado em uma variedade de segmentos e subsegmentos. Na região da Costa do Cacau, a cidade de Ilhéus se destaca como destino turístico, oferecendo segmentos como o Turismo de Sol e Praia, o Turismo Cultural e o Turismo Cacaueiro. Esses segmentos e subsegmentos conferem à cidade uma imagem única como destino turístico. Nesse contexto, os profissionais do Mercado de Artesanato desempenham um papel fundamental, já que têm contato direto com os turistas que escolhem a cidade como destino. Com base nisso, foi conduzida uma pesquisa no setor de artesanato, visando identificar as principais nacionalidades dos turistas atendidos, compreender o nível de proficiência em língua espanhola dos(as) profissionais que ali trabalham e mapear as principais expressões utilizadas nesse ambiente. Com os resultados obtidos, foi planejado um curso de quatro aulas para fornecer aos profissionais conhecimentos básicos do idioma e aspectos culturais, aprimorando, assim, o atendimento aos(às) clientes.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Língua Espanhola. Turismo. Mercado de Artesanato. Extensão. Ensino.</p>2024-12-18T08:39:26-03:00##submission.copyrightStatement##https://periodicos.uesc.br/index.php/calea/article/view/4414Atuação das organizações da sociedde civil brasileiras relacionadas aos 17 objetivos do desenvolvimento sustentável2024-12-18T14:44:19-03:00Caca Farias Goncalvesafgoncalves@uesc.brIracildo Silva Santosisantos@uesc.br<p>Lideranças mundiais, comunidades científicas e a sociedade civil como um todo vem se movimentando amplamente no contexto mundial sobre as principais problemáticas sociais, ambientais e econômicas do planeta. Em 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou a Agenda 2030, propondo metas e ações conjuntas para alcançar dezessete Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (17 ODS). O principal objetivo desta pesquisa consistiu em analisar a presença dos 17 ODS na atuação das Organizações da Sociedade Civil (OSC) brasileiras. Para tanto, após levantamento bibliográfico com abordagem descritiva dos temas relacionados, foi realizado um levantamento quantitativo a partir de dados secundários disponibilizados no portal do Mapa das OSC, fornecido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Os resultados obtidos evidenciaram um número insignificante de OSC com registro no Mapa das OSC sobre sua atuação relacionada à Agenda 2030. A presente pesquisa constatou que o Mapa das OSC, embora tenha criado um vasto e rico cadastro para parte do Terceiro Setor brasileiro, com abrangência e reconhecimento nacional, tem tido, no entanto, uma participação incipiente por parte das OSC. </p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: Nações Unidas. Agenda 2030. Terceiro Setor. MROSC. Mapa das OSC.</p>2024-12-18T08:41:00-03:00##submission.copyrightStatement##https://periodicos.uesc.br/index.php/calea/article/view/4417Soft power brasileiro: análise da presença do Brasil nos índices The Soft Power 30 e Global Soft Power Index2024-12-18T14:44:27-03:00Larissa Cordeiro Peixotolarissacordeiropeixoto@gmail.comTiciana Grecco Zanon Mouratgzmoura@uesc.br<p>O<em> soft power</em> é uma manifestação de poder sutil, fortemente baseado em aspectos intangíveis como reputação, influência e atração. Esse artigo tem como objetivo geral analisar o posicionamento do Brasil nos índices de <em>soft power</em>: <em>The Soft Power</em> 30 e <em>Global Soft Power Index</em>. Dentre os objetivos específicos estão: discutir sobre o conceito do <em>soft power</em> e seu crescente protagonismo nas estratégias de construção de poder dos atores internacionais; discutir sobre os métodos de medida e os resultados dos índices<em> The Soft Power</em> 30 e<em> Global Soft Power Index</em> e; analisar o posicionamento do Brasil em ambos os índices. Os resultados mostram que o Brasil ocupa uma posição regular nos dois índices e que há espaço para crescimento desde que problemas profundos do Brasil sejam resolvidos e estratégias sejam mais bem direcionadas.</p> <p><strong>Palavras-Chave: </strong><em>Soft Power</em>. <em>The Soft Power</em> 30. <em>Global Soft Power Index</em>. Brasil.</p>2024-12-18T08:42:01-03:00##submission.copyrightStatement##https://periodicos.uesc.br/index.php/calea/article/view/4483A transparência como desafio crítico para o desenvolvimento, a democracia e a sustentabilidade nos municípios do litoral sul da Bahia2024-12-18T14:44:31-03:00Isabelle da Silva Santosissantos1.drt@uesc.brAna Lívia Santos Souzaalssouza1.drt@uesc.brGuilhardes de Jesus Júniorguilhardes@uesc.br<p>A transparência municipal é um dos pilares fundamentais da governança democrática, essencial para a promoção da participação cidadã e o desenvolvimento sustentável das comunidades locais. Este estudo explora os desafios da transparência nos municípios do Território de Identidade do Litoral Sul da Bahia, objetivando identificar lacunas na transparência municipal, compreender suas causas e propor estratégias para fomentar uma cultura de transparência efetiva. A pesquisa justifica-se pela necessidade de fortalecer a governança e o engajamento cidadão na região. De natureza aplicada, com abordagem quantitativa, sendo exploratória e descritiva. Metodologicamente, baseia-se em levantamento bibliográfico e análise de dados coletados nos portais de transparência dos municípios. O Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP), desenvolvido pela Transparência Internacional – Brasil –, foi utilizado para avaliar a transparência, contemplando 5 dimensões e 59 indicadores. Os resultados indicam que nenhum município alcançou a categoria excelente em transparência, mas também nenhum foi classificado como péssimo. Do total, 19,23% dos municípios foram classificados como bons, 46,15% como regulares e 34,62% como ruins. Esses resultados destacam a necessidade de esforços contínuos para consolidar práticas de transparência nos municípios da região, promover gestão pública mais eficiente, participativa e alinhada com os princípios democráticos e de sustentabilidade.</p> <p><strong>Palavras-Chaves: </strong>Transparência Municipal. Administração Pública. Democracia. Desenvolvimento Sustentável. ITGP.</p>2024-12-18T08:43:59-03:00##submission.copyrightStatement##https://periodicos.uesc.br/index.php/calea/article/view/4443Perspectivas do ensino online de francês instrumental: um estudo de caso do CLEI2024-12-18T14:44:34-03:00Mayara Santos Trindade de Pazmstpaz.lea@uesc.brFrédéric Robert Garciafrgarcia@uesc.brSergio Israel Levemfoussilevemfous@uesc.br<p>Neste artigo visamos traçar um breve panorama da trajetória do idioma francês na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), desde o (extinto) ensino do idioma na Licenciatura em Letras, até a implementação do ensino de francês instrumental no âmbito do Centro de Línguas Estrangeiras e Interculturalidade (CLEI) em parceria com os programas de extensão de línguas do Departamento de Letras e Artes (DLA), passando também pela criação do Curso de Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais (LEA-NI). Nos debruçamos também sobre o tema da educação à distância (EaD), a evolução do conceito, os diferentes modelos, síncrono e assíncrono, e os desafios e as vantagens apontados por professores e alunos, em, particular pelo viés de estudiosos como Jacquinot-Delaunay (1983) e Börje Holmberg (1989), entre outros. Por fim, apresentamos um estudo de caso realizado através da coleta de dados feita junto aos alunos do curso CLEI. Os resultados obtidos evidenciaram uma taxa elevada de satisfação com a modalidade online, reforçando a importância do EaD para o contexto acadêmico.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> EaD. Francês instrumental. FOS. CLEI.</p>2024-12-18T08:44:59-03:00##submission.copyrightStatement##https://periodicos.uesc.br/index.php/calea/article/view/4367Esportes e política internacional: uma análise da influência do Apartheid nos Jogos Olímpicos de Montreal em 19762024-12-18T14:44:42-03:00Gabriela Rorato Silvagrsilva.lea@uesc.brAlice Freitas Meloafmelo.lea@uesc.brMaria Rita dos Santos Amaromrsamaro.lea@uesc.br<p>O presente artigo tem como objetivo analisar a relação entre diplomacia e esporte, com foco específico nas escolhas diplomáticas feitas durante as Olimpíadas de Montreal em 1976 e sua relação com a teoria liberal das relações internacionais. Através de uma revisão bibliográfica, foram examinados os trabalhos de autores como Jesus (2014) e Bersell (2017), que abordam a política diplomática nos esportes, e Pereira (2011), que discute o apartheid na África do Sul. Para a busca de artigos, foram utilizadas as bases de dados acadêmicos com as palavras-chave "Jogos Olímpicos", "Diplomacia", "Olimpismo" e "Apartheid". Aplicaram-se filtros para limitar a pesquisa ao período de 2005 a 2021, garantindo a relevância e atualidade dos estudos selecionados. Concluiu-se que a importância das discussões sobre esse tema em eventos esportivos globais está relacionada à forma como esses torneios permitem a manifestação da política externa, seja em apoio ou rejeição a certos regimes, através de agentes organizacionais.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Jogos Olímpicos. Diplomacia. Olimpismo. <em>Apartheid.</em></p>2024-12-17T00:00:00-03:00##submission.copyrightStatement##https://periodicos.uesc.br/index.php/calea/article/view/4388Understanding the term "Work" Compreensão do termo 'trabalho' entre alunos do curso técnico de Administração do Polivalente.2024-12-18T14:44:51-03:00Jonata Santos Rosajsrosa.lea@uesc.brRamon S. Camarinhocontroleskill@gmail.comEzaíne S. Santosezainesantana@gmail.comLindissay A. Silvalindissay.silva@gmail.comStéfani Magno Cardosocardosomagnostefani@gmail.comThayla M. Silvathaylathaylamachadodasilva@gmail.comVitória S. Oliveiraviihh123oliveira@gmail.com<p>Neste artigo, apresentamos reflexões sobre a sociologia do trabalho, educação profissional e tecnológica no âmbito de uma escola pública de ensino médio integral profissionalizante, mais especificamente do curso técnico em Administração do Colégio Estadual Polivalente de Camacan. O objetivo consiste em compreender em qual nível o termo ‘trabalho’ está imbricado nos alunos que compõe o corpo discente técnico da escola, captando o ponto de vista das coautoras do projeto. As contribuições teóricas utilizadas são de estudos sobre educação profissional e tecnológica, em especial no campo da educação e trabalho. É apresentada uma metodologia de trabalho participante em todas as esferas da pesquisa, desde sua concepção e idealização até a escrita deste relato de experiência. A abordagem utilizada para captação e aferimento de dados foi qualiquantitativa para maior fiabilidade e qualidade do resultado da pesquisa. O campo de estudo foi delimitado para apenas as dependências da escola. A pesquisa indicou que os alunos têm a compreensão do trabalho muito atrelada ao labor físico e mental e não demonstram compreensão do seu conceito ontológico. Conclui-se que ao final dos grupos focais os alunos participantes mudaram toda sua concepção prévia e acreditam que a compreensão do termo trabalho deve estar presente de forma explícita na didática pedagógica dos cursos técnicos profissionalizantes.</p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: Educação Profissional e tecnológica. Escola. Sociologia. Trabalho.</p>2024-12-18T08:46:23-03:00##submission.copyrightStatement##https://periodicos.uesc.br/index.php/calea/article/view/4398A competência intercultural e a sua aplicação no curso LEA-NI: uma análise comparativa entre PAC e PPC2024-12-18T14:44:52-03:00Phyetro Miranda Habib Bomfimphyetrohabib@hotmail.comCamila Alves Gusmãocagusmao@uesc.br<p>O presente trabalho tem por objetivo investigar a presença da competência intercultural nos documentos oficiais do curso de Bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações internacionais da UESC. Para tanto, esta pesquisa documental analisará o antigo Projeto Acadêmico Curricular (PAC, 2011); o novo Projeto Pedagógico Curricular (PPC, 2020), buscando identificar pontos fortes e desafios de cada modelo e como a competência intercultural está presente neles. Os resultados obtidos comprovam a presença da abordagem da interculturalidade no que se refere aos componentes curriculares de língua estrangeira em ambos os documentos, sendo sua presença mais incisiva no PPC (2020). Entretanto, constatou-se uma reduzida presença da competência intercultural no restante da composição do ementário do PPC. Espera-se que a análise comparativa realizada nessa pesquisa possa subsidiar melhorias no currículo no que se propõem a presença e desenvolvimento da competência intercultural, visando a formação de profissionais preparados para atuar em um mundo multicultural e globalizado.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Competência Intercultural. LEA-NI (Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais. Currículo acadêmico. Interculturalidade.</p>2024-12-18T08:48:14-03:00##submission.copyrightStatement##