Abordagens da língua inglesa no curso LEA-NI da UESC: uma análise do novo PPC

  • Lucas Cerqueira de Freitas Universidade Estadual de Santa Cruz
Palavras-chave: Língua Inglesa. Língua Franca. Língua Internacional. Formação Intercultural.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo compreender a importância da noção de Inglês como Língua Franca (ILF) e Inglês como Língua Internacional (ILI)para o curso de Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais (LEA-NI) na UESC. Para tanto, foi preciso compreender a evolução do inglês até adquirir esse status, para, então, avaliar o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e verificar sob qual ótica a língua é abordada. Após a análise, percebeu-se a relevância da aprendizagem de inglês numa perspectiva de ILF para egressos do LEA-NI, visto que os segmentos teóricos do PPC abrangeram amplamente a conexão entre a língua inglesa e o contexto pluri e intercultural no mundo. Constatou-se que a versão atual do projeto pedagógico considera relevante a abordagem do inglês como língua internacional e da função de língua franca desse idioma, ainda que a parte prática esteja subordinada ao programa das disciplinas e à perspectiva  que o docente irá seguir.

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Publicado
2023-12-09