A invisibilidade dos filmes nacionais nas salas de cinema brasileiras
Resumo
O cinema nacional, nascido em 1898, é desde sua primeira era dominado por uma aristocracia estrangeira. Em primeira instância, ele é comandado por uma elite europeia, porém após as Guerras Mundiais, passa a ser monopolizado pelos Estados Unidos. Apesar dos grandes esforços dos produtores nacionais, principalmente durante as décadas de 1930 e 1940, de estruturar o mercado cinematográfico nacional, através da criação de estúdios com produções representativas da cultura brasileira, as grandes empresas estadunidenses sempre conseguiram manter seu domínio por meio de filiais de seus estúdios e representantes físicos em território brasileiro, sustentando uma relação harmoniosa com o Estado. O objetivo do presente artigo é analisar o cenário cinematográfico nacional referente a sua presença nas salas de cinema do país, através de uma metodologia baseada em revisões bibliográficas, principalmente de dados fornecidos pela Agência Nacional do Cinema (ANCINE) em informes do mercado cinematográfico brasileiro, referente aos anos de 2009 a 2021. Foi constatado que os problemas predominantes no mercado de cinema brasileiro nos dias de hoje são os mesmos que assolaram os produtores e estúdios no século passado.
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