Article d'opinion: un genre pour développer la capacité argumentative en écriture des futurs négociateurs internationaux

  • Jocilene Santana Prado Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Hyanna Caroline Medeiros Universidade de São Paulo

Resumo

Este artigo visa propor a implementação de um dispositivo didático capaz de aperfeiçoar as capacidades argumentativas dos futuros negociadores internacionais em Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais (LEA.NI). Defendemos a importância da entrada na escrita através dos gêneros textuais a fim de fomentar nos aprendizes a aquisição das capacidades linguageiras no âmbito do letramento acadêmico. Baseamo-nos no modelo didático proposto por Dolz e Schneuwly (2004). Apresentamos inicialmente o contexto universitário – o curso de Bacharelado em LEA.NI da Universidade Estadual de Santa Cruz; em seguida, concentramo-nos na importância de ensinar a escrever utilizando os gêneros textuais e, enfim, propusemos uma sequência didática para favorecer o desenvolvimento das capacidades argumentativas dos aprendizes em LEA.NI.

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Biografia do Autor

Jocilene Santana Prado, Universidade Estadual de Santa Cruz

Possui graduação em letras Português-Francês pela Universidade Federal de Sergipe (2004) e mestrado em letras pela Universidade Federal de Sergipe (2012). Atualmente, é doutoranda pela Université Toulouse Midi-Pyrinées. Atuou também como professora de francês na Aliança Francesa de Aracaju (2005-2012) e na Universidade Federal de Sergipe (2007-2008/2011-2012). Atualmente é professora Assistente da Universidade Estadual de Santa Cruz. Exerceu também o cargo de Coordenadora de Colegiado de Línguas Estrangeiras Aplicadas à Negociações Internacionais (2015-2017). Tem experiência na área de Letras e LEA (Línguas Estrangeiras Aplicadas às negociações Internacionais) com ênfase em Francês língua estrangeira (FLE) e Francês para fins específicos (FOS), atuando principalmente nos seguintes temas: Didática do FLE e FOS, Fonética da língua francesa e leitura literária.

Hyanna Caroline Medeiros, Universidade de São Paulo

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação LETRA, ministrou cursos de Francês para Objetivo Universitário no âmbito do Programa Idiomas sem Fronteiras (2017-2019) e realizou estágio doutoral com bolsa CAPES na Universidade de Lyon 2 (2020). Possui mestrado em Letras-Francês pela FFLCH-USP (2017), durante o qual realizou estágio como professora-assistente de Francês Língua Estrangeira na Universidade de Guelph no Canadá (2014-2015).

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Publicado
2022-12-20