Estudar "dentro" ou "fora"? Experiências de engajamento e percepção da qualidade no ensino superior em diferentes contextos educacionais
Resumo
Apesar da suposição geral de que estudar em universidades no exterior do país é uma experiência educacional mais positiva e enriquecedora, poucas evidências empíricas conseguem provar a diferença entre ambas opções. Este artigo apresenta os resultados de um estudo comparativo que envolveu 1010 estudantes angolanos “em casa” (em Angola) e “no exterior” (em Cuba, Portugal e Reino Unido) sobre as suas experiênias de engajamento e percepções da qualidade no ensino superior. Para este estudo utilizou-se uma abordagem quantitativa, através de um inquérito que explorou nove escalas psicométricas, adaptadas do National Survey on Student Engagement (NSSE) dos EUA. Os resultados mostram diferenças estatisticamente significativas em todas as nove escalas, com os estudantes angolanos no exterior do país a apresentarem avaliações mais positivas. Essas diferenças consistem, predominantemente, em: (a) percepção da qualidade do ensino, currículo e avaliação (Angola 54,2 contra 81,3 no contexto internacional); (b) percepção da qualidade dos recursos institucionais e infraestruturas (Angola 32,3 comparada com 78); (c) satisfação geral com a experiência educacional (Angola 53,9 comparada a 73,4).
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