O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista ou livro; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

    É assinada por no máximo 5 (cinco) autores, dentre os quais pelo menos um deve ser docente, preferencialmente de programa de pós-graduação.

    Está ciente que o trabalho de autores ou coautores de uma mesma instituição e uma mesma localidade será publicado se a quantidade de trabalhos publicados em um ano com autores e coautores nessas condições não exceda 20% do total de modo a não configurar concentração.

    Está ciente que o trabalho será publicado apenas quando autores ou coautores não tiverem publicado no mesmo ano na própria revista.

    Está ciente que não deve ter como autor ou coautor o editor-chefe e editores associados.

    Está ciente que o trabalho com autores ou coautores do Conselho Editorial e da Universidade Estadual de Santa Cruz será publicado apenas se:

    • Esses autores e coautores não participem do processo de avaliação, e 
    • A quantidade de trabalhos publicados em um ano com autores e coautores nessas condições não exceda 20% do total, de modo a não configurar endogenia.

    O texto não contém informações sobre os autores, e inclusive as “Propriedades do Autor” foram limpas.

    Tem incluídos na submissão todos os metadados indicados no formulário.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word 2003 ou versão superior.
  • Edereços eletrônicos ou URLs para as referências completas foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa fonte Times New Roman a 12 pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • Está ciente que ao ser avaliado, pode receber críticas e sugestões, ser revisado e, no final desse processo, ser aceito para publicação, com ou sem alterações, ou recusado.

Diretrizes para Autores

Normas para submissão

A revista Reflexões Econômicas - REC (ISSN: 2447-9705) - é um periódico de publicação semestral na área de Ciências Econômicas.

1. O periódico destina-se à publicação de artigos originais. A revista encontra-se em fluxo contínuo para recebimento de artigos em língua portuguesa, espanhola e inglesa.

2. A submissão do artigo faz parte do processo de avaliação. Em um primeiro momento, o editor-chefe ou co-editores avaliarão se o artigo possui afinidade com o escopo de publicação da revista e segue as normas para publicação. Recusas poderão ocorrer neste nível de análise.

3.Após exame prévio, o artigo é encaminhado a avaliadores, expertises na área de concentração do texto, no sistema peer review. Nessa etapa, utiliza-se o sistema blind review, ou seja, os autores não são identificados em nenhuma fase da avaliação. Por isso, antes de submeter o arquivo, exclua o(s) nome(s) do(s) autor(es) do trabalho submetido, inclusive as propriedades do arquivo. O artigo deverá ter no máximo 5 (cinco) autores. A decisão dos avaliadores é registrada em pareceres, que são enviados aos autores, mantendo-se em sigilo os nomes desses avaliadores.

4. O arquivo deve estar em formato A4, margens superior e esquerda 3 cm; direita e inferior 2 cm, espaçamento simples entre linhas, fonte Times New Roman, tamanho 12.

5. Limitar-se-á a mínimo de 15 e máximo de 25 páginas, incluindo a primeira página com resumo, notas de rodapé, referências, bem como anexos e apêndices (caso necessário). Os tópicos do artigo serão subdivididos e nomeados a critério do autor, desde que atendam a uma sequência numerada e lógica. Além disso, as páginas devem ser numeradas à margem superior direita do texto.

6. Os artigos devem apresentar, em português e inglês, os seguintes elementos: título; resumo (abstract), até o limite de 250 palavras;  três a cinco palavras-chave e classificação JEL.

7. A apresentação dos trabalhos segue as normas da ABNT. As citações bibliográficas devem ser indicadas no próprio texto, contendo entre parênteses o sobrenome do autor, ano da publicação e, se for o caso, o número da página citada. Por exemplo: “Conforme Schumpeter (1986, p. 10), [...]” ou “(SCHUMPETER, 1986, p. 10)”. As notas-de-rodapé devem ser destinadas exclusivamente a observações adicionais ao texto.

8. As referências completas, exclusivamente aquelas utilizadas no corpo do texto, deverão ser reunidas no fim do texto, em ordem alfabética, elaboradas segundo a NBR 6023/2002. Exemplo: FURTADO, C. Formação econômica do Brasil. 34. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. 352 p.

9. Para as tabelas e ilustrações (fotografias, mapas, gráficos, quadros, fluxogramas, organogramas, diagramas, esquemas, entre outras), é necessário que os arquivos originais sejam enviados, também, em arquivo digital, separadamente. As imagens digitalizadas devem apresentar resolução de 300 dpi. As ilustrações e tabelas devem ser numeradas de acordo com suas respectivas referências no corpo do texto, e os títulos, escritos sem abreviações, apresentando a fonte de referência em tamanho 10 e entrelinhas simples. Sempre indicar a fonte de tabelas, quadros e ilustrações. Caso sejam elaboradas pelo autor, escrever: “Fonte: Elaborado pelo(s) autor(es)".

10. Símbolos e fórmulas matemáticas devem ser elaborados de forma a ser editáveis pelo(s) editor(es), sem perda de suas formas originais. Evitar o uso de palavras como “abaixo”, “acima” para referir-se a tabelas e ilustrações. Faça, por exemplo: conforme Tabela 5; de acordo com o Gráfico 2, etc..

11. As submissões devem ser feitas on-line. Para iniciar o processo de submissão de artigos, cadastre-se na página principal da revista, clicando em CADASTRO. Nesse cadastro, marque a opção "Autor: Pode submeter à revista" (última opção do formulário). Ao finalizar o cadastro, acesse o site com seu login e senha, e clique em AUTOR. A seguir, inicie a submissão do artigo seguindo os cinco passos indicados pelo sistema. Por este site, é possível acompanhar o progresso do seu artigo dentro do processo editorial.

12. Ao submeter o artigo no site, o autor deverá preencher os metadados de submissão, para cada autor, com nome(s) completo(s), e-mail, instituição/afiliação/títulação; título, resumo e palavras-chave do trabalho em português.

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