Arqueologia e gestão de recursos culturais entre os Paresi da Chapada dos Pareci, MT (Brasil)
Resumo
A pesquisa em andamento entre os Paresi, povo indígena que habita a Chapada dos Parecis (Mato Grosso, Brasil), surge diante da crescente preocupação pelos aspectos públicos da arqueologia (i.e., a planificação econômica, as ações sociais e políticas relacionadas com a prática da disciplina e contextos amplos). A investigação busca conhecer e discutir os desenlaces políticos, socioculturais e econômicos havidos desde a década de 1990, no marco dos estudos de impacto ambiental previstos para a implantação de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) em vários rios da citada região. Como responsáveis por alguns desses trabalhos de campo, notamos que os aspectos técnicos desses estudos se relacionavam com uma realidade emergente associada à identidade étnica e à preservação e gestão desse patrimônio arqueológico. Como consequência, e informados de que havia um contexto maior de discussão que ia além da necessidade legal implicada nos processos de licenciamento ambiental, iniciamos estudos para ajudar na instrumentalização de programas que servissem como parâmetro para o fortalecimento da aplicação de políticas públicas. Nosso objetivo foi realizar um estudo de caso para a valorização, o manejo e a preservação do patrimônio arqueológico com a participação efetiva desses povos indígenas e fazer com que informações obtidas nestas investigações fossem um bem público a serviço dessas sociedades.
Downloads
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam na Especiaria: Cadernos de Ciências Humanas concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais de seus artigos e concedem à revista o direito exclusivo de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado simultaneamente sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY), que permite o compartilhamento e adaptação do trabalho, desde que a autoria e a publicação original nesta revista sejam devidamente reconhecidas.
A menção de Copyright © Especiaria: Cadernos de Ciências Humanas refere-se ao fato de que a revista detém os direitos relacionados à publicação e à distribuição do conteúdo publicado, mas não restringe os direitos autorais retidos pelos autores.
Os autores têm permissão e são incentivados a compartilhar e distribuir seus trabalhos on-line (ex.: em repositórios institucionais, redes acadêmicas ou suas páginas pessoais), pois isso pode contribuir para um impacto maior e um aumento das citações do trabalho publicado.
Qualquer reutilização ou redistribuição do trabalho por terceiros deve seguir os termos da Licença CC BY, garantindo o devido crédito aos autores e à Especiaria: Cadernos de Ciências Humanas (Veja O Efeito do Acesso Livre).