Os sambaquis do sul catarinense: retrospectiva e perspectivas de dez anos de pesquisas
Resumo
Este artigo reporta as atividades e faz um balanço dos resultados das pesquisas com sambaquis no complexo lagunar do litoral sul catarinense que vêm sendo conduzidas, nos últimos dez anos, por um grupo de pesquisadores coordenados pelos autores deste artigo, em um grande projeto intitulado Sambaquis e Paisagem. O estudo regional da longa ocupação sambaquieira na área (aproximadamente 7.500-1.500 anos atrás) é articulado à investigação da dinâmica evolutiva do Quaternário costeiro, uma vez que fenômenos naturais e culturais ocorrem de maneira integrada no registro (geo) arqueológico. Os resultados até agora produzidos mostram um sistema de assentamento em torno das lagoas bastante duradouro, somando evidências de complexificação social e demográfica ao longo do período, onde o ritual funerário assume papel estrutural nas formas de organização social.
Downloads
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam na Especiaria: Cadernos de Ciências Humanas concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais de seus artigos e concedem à revista o direito exclusivo de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado simultaneamente sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY), que permite o compartilhamento e adaptação do trabalho, desde que a autoria e a publicação original nesta revista sejam devidamente reconhecidas.
A menção de Copyright © Especiaria: Cadernos de Ciências Humanas refere-se ao fato de que a revista detém os direitos relacionados à publicação e à distribuição do conteúdo publicado, mas não restringe os direitos autorais retidos pelos autores.
Os autores têm permissão e são incentivados a compartilhar e distribuir seus trabalhos on-line (ex.: em repositórios institucionais, redes acadêmicas ou suas páginas pessoais), pois isso pode contribuir para um impacto maior e um aumento das citações do trabalho publicado.
Qualquer reutilização ou redistribuição do trabalho por terceiros deve seguir os termos da Licença CC BY, garantindo o devido crédito aos autores e à Especiaria: Cadernos de Ciências Humanas (Veja O Efeito do Acesso Livre).