Viver é saber: sobre o “saber” em Da certeza a partir do MS 119
Resumo
Num conjunto de observações incluídas no MS 119, escritas em 1937, Wittgenstein analisa o uso das palavras “certeza” e “dúvida” como implicitamente subjacentes à relação de causa-efeito. Algumas dessas observações permitem conhecer de forma clara o seu entendimento sobre o jogo de linguagem que regula o uso dessas palavras. Ele volta a investigar a certeza e a dúvida nos seus últimos anos de vida, até ao seu falecimento em 1951. As observações fruto dessas investigações foram coligidas no livro de publicação póstuma com o título Da certeza. Este estudo propõe analisar esta obra a partir das principais ideias sobre o saber e o jogo da linguagem que foram veiculadas nas referidas observações do MS 119. Com esta abordagem, procura-se captar o essencial do pensamento de Wittgenstein sobre a certeza e a dúvida em conexão com a causalidade e o fundamento. O que, no essencial, estará em causa é a possibilidade de fundamentar a nossa forma de vida.
Downloads
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam na Especiaria: Cadernos de Ciências Humanas concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais de seus artigos e concedem à revista o direito exclusivo de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado simultaneamente sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY), que permite o compartilhamento e adaptação do trabalho, desde que a autoria e a publicação original nesta revista sejam devidamente reconhecidas.
A menção de Copyright © Especiaria: Cadernos de Ciências Humanas refere-se ao fato de que a revista detém os direitos relacionados à publicação e à distribuição do conteúdo publicado, mas não restringe os direitos autorais retidos pelos autores.
Os autores têm permissão e são incentivados a compartilhar e distribuir seus trabalhos on-line (ex.: em repositórios institucionais, redes acadêmicas ou suas páginas pessoais), pois isso pode contribuir para um impacto maior e um aumento das citações do trabalho publicado.
Qualquer reutilização ou redistribuição do trabalho por terceiros deve seguir os termos da Licença CC BY, garantindo o devido crédito aos autores e à Especiaria: Cadernos de Ciências Humanas (Veja O Efeito do Acesso Livre).