Afetividade e ensino-aprendizagem: influência favorável na relação professor-aluno-objeto de conhecimento
Resumo
Neste trabalho, apresentamos os resultados de pesquisa que teve como objetivo investigar a influência favor΅vel da afetividade no fazer docente, mais especificamente, na relaç΄o professor-aluno-objeto de conhecimento. Teoricamente, fundamenta-se nos estudos de Dam΅sio (2001) e Wallon (1971), que definem conceitos nucleares da afetividade, em Ib΅•ez et al (2004), Leite (2006), Silva (2002) e Tassoni (2000), que abordam a afetividade nas pr΅ticas pedag½gicas, e em Andrade Neta (2011), que trata da dimens΄o afetiva na formaç΄o do professor. Trata-se de uma pesquisa bibliogr΅fica de natureza qualitativa. Para a an΅lise dos dados, foram definidas quatro categorias: a) qualidade da mediaç΄o; b) posturas por parte do professor; c) conte€dos verbais e d) relaç΄o do professor com a disciplina ministrada. Os dados foram tratados com o apoio da técnica de an΅lise de conte€do. Foram identificadas algumas pr΅ticas que favorecem a aproximaç΄o professor-aluno-objeto de conhecimento.
Downloads
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam na Especiaria: Cadernos de Ciências Humanas concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais de seus artigos e concedem à revista o direito exclusivo de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado simultaneamente sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY), que permite o compartilhamento e adaptação do trabalho, desde que a autoria e a publicação original nesta revista sejam devidamente reconhecidas.
A menção de Copyright © Especiaria: Cadernos de Ciências Humanas refere-se ao fato de que a revista detém os direitos relacionados à publicação e à distribuição do conteúdo publicado, mas não restringe os direitos autorais retidos pelos autores.
Os autores têm permissão e são incentivados a compartilhar e distribuir seus trabalhos on-line (ex.: em repositórios institucionais, redes acadêmicas ou suas páginas pessoais), pois isso pode contribuir para um impacto maior e um aumento das citações do trabalho publicado.
Qualquer reutilização ou redistribuição do trabalho por terceiros deve seguir os termos da Licença CC BY, garantindo o devido crédito aos autores e à Especiaria: Cadernos de Ciências Humanas (Veja O Efeito do Acesso Livre).